Equipa da semana: De Jong mantém registo perfeito do PSV, Musiala e Grimaldo brilham
Aqui está a nossa mais recente Equipa da Semana:
Guarda-redes
Diant Ramaj (Ajax) - 9,0
Depois de um 2023 desastroso, o Ajax começou 2024 da melhor maneira, mas apenas graças ao guarda-redes Diant Ramaj, que teve um desempenho impressionante na vitória por 2-3 sobre o Go Ahead Eagles.
O guardião de 22 anos fez 10 defesas ao longo da partida, oito das quais a remates dentro da área, para dar os três pontos à sua equipa. Pode ter sofrido dois golos, mas também evitou vários.
Defesa
Emil Holm (Atalanta) 9,2
Emil Holm ganhou vida em 2024, tendo feito a sua primeira assistência pela Atalanta contra o AC Milan na Taça e, cinco dias depois, marcou o primeiro golo na vitória por 5-0 sobre o Frosinone.
O jovem sueco fez o 5-0 na sequência de um canto e, antes disso, tinha tido um excelente desempenho tanto no ataque como na defesa.
Giovanni González (Maiorca) 9,1
O Maiorca ficou um ponto mais perto da manutenção na LaLiga com o empate 1-1 com o Celta, no qual o defesa central Giovanni González teve uma atuação digna de Homem do Jogo.
Não só criou o único golo da equipa com uma excelente arrancada e cruzamento, como também fez quatro desarmes, cinco interceções e sete desarmes.
Alessandro Buongiorno (Torino) 8,8
O Torino ficou um pouco dececionado com o empate a zero com o Génova, mas poderia ter sido ainda pior se não fosse por Alessandro Buongiorno.
O italiano foi uma rocha no coração da defesa, vencendo 11 dos 13 duelos, fazendo cinco desarmes e seis interceções.
Alejandro Grimaldo (Bayer Leverkusen) 8,9
Alejandro Grimaldo tem continuado a excelente forma que exibiu na época passada pelo Benfica, desta vez ao serviço do Bayer Leverkusen, com mais uma boa exibição na vitória por 1-0 sobre o Augsburgo.
O espanhol fez quatro passes importantes, criou duas grandes oportunidades e fez uma assistência para o golo da vitória da sua equipa.
Meio-campo
Vincent Sierro (Toulouse) 8,8
O médio Vincent Sierro, do Toulouse, teve participação decisiva na vitória por 1-0 sobre o Metz.
O jogador de 28 anos não só marcou o golo decisivo de grande penalidade, como também venceu 12 dos 18 duelos que disputou.
Jamal Musiala (Bayern de Munique) 8,9
O número 10 da semana é ocupado pelo miúdo prodígio do Bayern de Munique, Jamal Musiala, que esteve no seu melhor contra o Hoffenheim.
Abriu o marcador aos 18 minutos do primeiro tempo com uma finalização imparável de ângulo muito apertado e encostou à boca da baliza para fazer o 2-0. O jogador também podia ter feito assistências, pois fez três passes importantes.
Mats Wieffer (Feyenoord) 8,7
O Feyenoord ficou ainda mais para trás na luta pelo título que está a travar pelo PSV, ao emptar 2-2 com o NEC este fim de semana, embora o jovem médio Mats Wieffer pelo menos deu aos adeptos algo para sorrir.
O neerlandês comandou o jogo no meio-campo, criando um golo e várias oportunidades, além de ganhar a posse de bola em diversas ocasiões. Foi uma atuação que mostrou o porquê de estar a atrair interesse de toda a Europa.
Ataque
Alex Berenguer (Athletic Bilbau) 8,9
Alex Berenguer já é uma espécie de ídolo no Bilbau, com mais de cem jogos pelo clube e esse rótulo ficou ainda mais forte no fim de semana.
O atacante abriu o marcador no dérbi basco contra a Real Sociedad e, 12 minutos depois, ampliou, colocando a equipa no caminho de uma grande vitória que a levou ao terceiro lugar da LaLiga.
Luuk de Jong (PSV) 9,5
O PSV regressou ao caminho das vitória após a pausa de inverno, mantendo os 100% de aproveitamento no campeonato ao vencer o Excelsior por 3-1, com o capitão Luuk de Jong em destaque.
Numa verdadeira aula de futebol, apontou o primeiro hat-trick da temporada, chegando a 22 tentos anotados. Não foi o hat-trick mais bonito de todos os tempos, mas golo feio é o que não entra.
Diego López (Valencia) 9,5
Diego López é um dos maiores talentos do Valencia e deixou isso bem claro com a sua atuação na vitória por 4-1 sobre o Cádiz.
O jogador de 21 anos criou dois dos três primeiros golos dos che e marcou o outro com uma finalização genial no um contra um.