Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Equipa da Semana Flashscore: Dois avançados com nota máxima no meios dos criativos

Pat Dempsey e Finley Crebolder
Portu foi a estrela do Girona
Portu foi a estrela do GironaGirona, Flashscore
Todas as semanas, os nossos editores vasculham as melhores ligas do mundo e usam o sistema interno de classificação de jogadores do Flashscore para construir o melhor XI do último fim de semana.

Aqui está a mais recente Equipa da Semana para o Flashscore.

O time da semana
O time da semanaFlashscore

Guarda-redes:

Unai Simon (Athletic Bilbao) - 9,7

Athletic Club venceu o Getafe por 2-0 na sexta-feira, graças aos irmãos Williams - Nico fez as duas assistências para o irmão mais velho, Iñaki. Além deles, no entanto, o clube de Bilbau teve de agradecer ao guarda-redes Unai Simon, que não só não sofreu nenhum golo, como também defendeu nove remates, com um índice de golos esperados (xG) de 3,77. 

Para que conste, o Athletic registou um xG de apenas 0,70. Isso é o que se chama de uma vitória fora de casa. O espanhol fez um grande jogo para garantir a vitória e manter o clube na luta por uma vaga na Liga Europa.

Defesas:

Lutsharel Geertruida (Feyenoord) - 8,5

Pouco depois de surgirem notícias afirmando que ele poderia seguir o treinador Arne Slot para o Liverpool no verão, Lutsharel Geertruida, do Feyenoord, teve uma das suas melhores exibições da temporada na goleada por 5-0 sobre o PEC Zwolle.

Jogando como lateral-direito invertido, o neerlandês marcou o quarto golo da partida na sequência de um canto, fez a assistência para o quinto e juntou ainda quatro passes decisivos no total. É fácil entender porque Arne Slot gostaria de levá-lo para Anfield.

Shawn Adewoye (Waalwijk) - 8,7

Nos Países Baixos, Shawn Adewoye foi fundamental para o Waalwijk na vitória por 5-0 sobre o Heracles, que deu ao clube um grande impulso na luta contra a queda.

O defesa-central cabeceou um canto para fazer 4-0 e foi igualmente importante do outro lado do campo, vencendo oito dos  dez duelos e fazendo dois desarmes importantes.

Andrew Robertson (Liverpool) - 9

O defesa com a nota mais alta no nosso sistema foi Andy Robertson, que teve grande importância na vitória do Liverpool por 4-2 sobre o Tottenham no domingo.

O escocês marcou pelo segundo jogo consecutivo para fazer o 2-0. No outro lado do campo fez dois desarmes e duas interceções.

Médios:

Rodri (Manchester City) - 8.8

Esta semana optámos por um meio-campo muito ofensivo e, por isso, precisávamos de um jogador responsável para ancorar o coração da equipa. Não há melhor nome para esse papel no futebol mundial neste momento do que Rodri, do Manchester City.

Os campeões ingleses golearam o Wolves por 5-1 no sábado para se manterem na cauda do rival Arsenal no topo da Premier League e Rodri, como sempre, foi fundamental para tudo. Ah, e ainda fez uma assistência no final. O espanhol está agora invicto há 71 jogos. Incrível.

Noni Madueke (Chelsea) - 9,8

O Chelsea goleou o rival londrino West Ham por 5-0 no fim de semana, e o empolgante extremo Noni Madueke foi fundamental para o desempenho, marcando um golo e fazendo uma assistência na partida. O jogador de 22 anos teve dificuldades para se firmar na equipa titular na temporada passada e no início desta, mas agora parece ter provado o seu valor na ala direita.

O golo de Madueke contra os Hammers foi mais um caso de lugar certo, hora certa, mas a sua assistência para o primeiro tento de Nicolas Jackson (que marcou dois golos e obteve uma classificação de 9,4) foi notável pela sua abnegação. Em vez de atirar a contar, assistiu.

Os passes de Madueke
Os passes de MaduekeOpta by Stats Perform, AFP

Brahim Díaz (Real Madrid) - 9,4

O Real Madrid conquistou o título da LaLiga no sábado, depois de o Barcelona ter escorregado contra o Girona, mas antes disso teve de vencer o Cádiz. Com o adversário a lutar contra a despromoção e uma meia-final da Liga dos Campeões para se preocupar, Carlo Ancelotti descansou algumas de suas maiores estrelas.

Entre os jogadores que foram utilizados pelos Blancos, Brahim Díaz destacou-se na posição de número 10, marcando o golo da vitória por 3-0. E foi um golaço. O pequeno médio entrou pela esquerda, abriu espaço e mandou a bola no ângulo.

Dries Mertens (Galatasaray) - 9,6

Galatasaray goleou o Sivasspor por 6-1 no domingo e o Fenerbahçe empatou no dia seguinte, o que significa que o Gala agora tem seis pontos de vantagem na liderança da Superliga a apenas três jornadas do fim.

Os turcos marcaram seis golos, mas três jogadores também balançaram as redes na vitória. Hakim Ziyech e Mauro Icardi marcaram duas vezes, assim como o eterno Dries Mertens, que também fez uma assistência. Dos três astros, Mertens foi o que mais pontuou na vitória do Gala. 37 anos e ainda em atividade.

Marco Reus (Dortmund) - 9,5

No início desta semana, o ídolo da Bundesliga Marco Reus anunciou que deixaria o Borussia Dortmund após 12 temporadas. O jogador de 34 anos tem sido pouco utilizado na equipa principal, mas foi o grande astro da goleada da equipa sobre o Augsburgo por 5-1 no fim de semana, marcando um golo com um belo drible e fazendo duas assistências.

Foi uma boa forma de se despedir diante dos adorados adeptos do Dortmund e, quem sabe, ele ainda pode ter um papel importante na campanha da equipe na Liga dos Campeões. Na próxima terça-feira, o Dortmund joga contra o PSG a segunda mão da meia-final.

Avançados:

Erling Haaland (Manchester City) 10

Não podíamos deixar de destacar o grande norueguês do City esta semana. Com quatro golos contra o Wolves, Erling Haaland obteve uma classificação perfeita de 10, num regresso bem-vindo à boa forma para os adeptos da equipa que persegue o título. De acordo com os seus próprios padrões, Haaland não tem estado ao seu melhor nível esta época, mas os seus quatro golos no fim de semana aproximaram-no de um rácio de quase um golo por jogo.

Haaland tem agora 25 golos em 28 jogos nesta campanha - não chega aos 36 em 35 da época passada, mas não é nada mau. É também o melhor marcador da Premier League e está no bom caminho para conquistar esse título com o aproximar do final da época.

Portu (Girona) - 10

Como regra geral, evitamos os suplentes na seleção da semana, pois as suas avaliações podem ser um pouco distorcidas pelo pouco tempo em campo. Por exemplo, Jude Bellingham obteve um 10 perfeito esta semana, mas só jogou 25 minutos na vitória do Real Madrid.

No entanto, não podíamos deixar de mencionar o atacante Portu, do Girona. O avançado entrou em campo no lugar de Artem Dovbyk aos 30 minutos do segundo tempo, quando a sua equipa perdia para o Barcelona por 2-1, e bisou para levar o Girona à vitória por 4-2 sobre o rival catalão.

O Girona não só venceu, como também garantiu o acesso à Liga dos Campeões na próxima temporada - a primeira vez que o clube o fez. Pelo golo decisivo, Portu será para sempre uma lenda do clube.

Uma menção honrosa vai para um atacante pouco conhecido chamado Lionel Messi, que também recebeu uma nota 10 perfeita na vitória do Inter de Miami sobre o New York Red Bulls.