Equipa da semana Flashscore: Estevão perfeito num onze com três representantes da Liga Portugal
Como sempre, utilizámos o sistema de classificação de jogadores do Flashscore para selecionar o nosso XI das melhores ligas do mundo, da Europa às Américas, e mais além. Veja abaixo a nossa mais recente Equipa da Semana:
Guarda-redes
Brad Stuver (Austin FC) 8,8
O Austin FC, que disputa os playoffs da MLS, venceu o Nashville SC por 2-0 no fim de semana e Brad Stuver foi fundamental para a vitória. Stuver não só não sofreu nenhum golo, como também defendeu nove remates à baliza e um penálti na primeira parte.
Com a temporada regular a chegar ao fim na MLS, são grandes atuações como a de Stuver que podem fazer a diferença entre chegar ou não à final.
Defesas
Achraf Hakimi (PSG) 9,2
O PSG fez uma exibição impecável na noite de sexta-feira, quando goleou o Montpellier por 6-0, com dez golos marcados nos dois primeiros jogos da Ligue 1. O lateral-direito Achraf Hakimi foi o principal responsável por tudo o que aconteceu de positivo, com uma assistência e um golo, numa exibição individual impressionante.
Na segunda parte, Hakimi marcou um belo golo e fez o passe para Kang-In Lee completar o 6-0 do PSG. Para além de ter desempenhado um papel importante no ataque do PSG, Hakimi ganhou seis duelos e fez três desarmes, numa sólida exibição defensiva, que foi recompensada com uma exibição sem sofrer golos.
Cristian Romero (Tottenham) 8,6
O imponente argentino Cristian Romero marcou o seu centésimo jogo pelo Tottenham na Premier League, no fim de semana, com uma atuação impressionante na goleada de 4-0 sobre o Everton.
O defesa fez seis desarmes e ganhou 10 duelos antes de marcar o terceiro golo dos Spurs, de cabeça, na sequência de um canto.
Nico Schlotterbeck (Dortmund) 8,5
Tivemos de incluir Nico Schlotterbeck na nossa equipa, pois obteve a melhor classificação de todos os defesas no fim de semana de abertura da Bundesliga, jogando no lado esquerdo da defesa do Dortmund na vitória por 2-0 sobre o Eintracht Frankfurt.
Schlotterbeck fez seis desarmes e venceu todos os seus seis duelos, mantendo uma precisão de passe de 85% na vitória. Foi um início de temporada impressionante para o jogador da seleção alemã.
Passando para Portugal, um jogador brilhou nas três primeiras jornadas da Liga Portugal: Galeno, do FC Porto. Depois de ter sido reinventado como lateral, a partir da sua posição habitual mais avançada, Galeno marcou em todos os três jogos do FC Porto no campeonato, incluindo no fim de semana, na vitória por 2-0 sobre o Rio Ave.
Incrivelmente, o golo de Galeno no sábado foi marcado ao fim de apenas 18 segundos - o golo mais rápido de sempre marcado no Estádio do Dragão - e foi também um golo de grande qualidade.
Médios
Fred (Fenerbahçe) 9.2
Lembra-se de Fred? O brasileiro está no Fenerbahçe desde a época passada e está agora sob o olhar atento de José Mourinho, pela segunda vez na sua carreira. Foi o treinador português que contratou Fred ao Manchester United, há muitos anos.
A chegada de Mourinho a Istambul foi uma verdadeira inspiração para o médio. O Fenerbache goleou o Rizespor por 5-0 e voltou às vitórias em grande estilo.
Rodrigo Zalazar (SC Braga) 9.1
Ao lado de Fred no nosso meio-campo está o uruguaio Rodrigo Zalazar, que brilhou na Liga Portugal com dois golos ao serviço do SC Braga na vitória por 3-1 sobre o Moreirense. Nos 80 minutos em que esteve em campo, Zalazar fez três passes-chave, dois dribles e quatro cruzamentos.
Os seus dois golos resultaram de um xG pessoal de 0,73 - um bom rendimento de Zalazar, que começou a época em Portugal com um "player rating" médio de 8,2 nos seus três jogos na Liga.
Avançados
O jovem brasileiro Estevão, de 17 anos, teve uma nota 10 perfeita na goleada do Palmeiras por 5-0 sobre o Cuiabá na Série A no fim de semana. O jovem craque marcou um golo de penálti aos 27' e outro cinco minutos depois. Além disso, fez duas assistências para os cinco golos da equipa de Abel Ferreira.
Os dribles e o faro de golo de Estevão não só se destacaram na sua última exibição, como têm vindo a chamar a atenção dos maiores clubes do mundo há já algum tempo. O Chelsea comprou-o no início do ano, emprestando-o ao Palmeiras até ao próximo verão, e ele acaba de receber sua primeira convocatória para as eliminatórias do Mundial-2026.
Andrej Kramaric (Hoffenheim) 9,6
Talvez um dos jogadores mais subestimados da última temporada, Andrej Kramaric marcou 15 golos e fez seis assistências pelo Hoffenheim na Bundesliga em 2023/24. O versátil avançado croata começou a nova campanha de onde parou no sábado, com três golos na vitória por 3-2 sobre o recém-promovido Holstein Kiel.
Um penálti, um cabeceamento, uma finalização certeira e Kramaric poderia ter marcado mais no confronto da primeira jornada. Foi uma exibição completa do jogador de 33 anos, que parece estar cada vez melhor com a idade. Nas últimas oito temporadas com o Hoffenheim, Kramaric marcou 12 ou mais golos em todas, com exceção de uma.
Jamie Bynoe-Gittens (Dortmund) 9,4
Ainda na Bundesliga, o jovem inglês Jamie Bynoe-Gittens, de 20 anos, entrou em campo pouco antes da marca da hora na estreia da sua equipa contra o Eintracht Frankfurt, com o jogo ainda sem golos. Em seguida, marcou dois golos para garantir a vitória por 2-0.
O primeiro foi um golaço, em que ganhou ao marcador direto pela esquerda, cortou para o pé direito e mandou a bola para o fundo das redes. O segundo golo foi marcado com um remate em arco para selar a vitória. Esta época, o jogador vai continuar a brilhar.
Viktor Gyokeres (Sporting) 8,7
Depois de marcar uns impressionantes 29 golos no campeonato português na época passada, o sueco Viktor Gyokeres começou a jogar pelo Sporting esta época, marcando três golos nas duas primeiras jornadas.
Na sexta-feira, o atacante sueco marcou três golos na goleada de 5-0 sobre o Farense. Com dois passes para finalização e cinco duelos ganhos, além dos três golos, Gyokeres fez uma exibição de encher o olho e, se continuar a marcar, pode não ser jogador do Sporting por muito mais tempo.