Equipa da semana: Quatro representantes da Liga Portugal e um português a brilhar
Aqui está a nossa mais recente Equipa da Semana:
Guarda-redes
Quando se está na zona de despromoção de qualquer campeonato, todos os pontos são preciosos, e o Rio Ave teve de agradecer a Jhonatan por um deles no fim de semana em que empatou 0-0 com o Chaves .
O guarda-redes esteve em grande forma durante o encontro, com sete defesas, e acabou por salvar a sua equipa no final da partida com uma dupla defesa crucia: Depois de defender a grande penalidade de Hector Hernandez, recompôs-se e afastou a recarga por cima da trave.
Os seus companheiros de equipa rodearam-no após as defesas para o felicitarem e porque não? Ainda falta muito tempo para o final da época, mas uma atuação como esta do guarda-redes número um pode servir de inspiração para as próximas semanas.
Defensores
João Mário (Porto) - 8,4
Um dos dois jogadores do FC Porto na equipa desta semana, João Mário não sofreu golos e fez uma assistência na vitória por 5-0 sobre o Moreirense. O lateral portista fez um cruzamento atrasado na linha de fundo para Wendell, que fez um vólei para o golo.
Na defesa, fez cinco desarmes e uma interceção e, no ataque, foi também fundamental, com 24 dribles em progressão e e 100% de sucesso no um para um. Esta foi, sem dúvida, a sua melhor prestação da época pelos dragões, que estão a cinco pontos do líder Sporting.
Ibrahima Konate (Liverpool) - 8,3
De acordo com o nosso sistema de classificação Flashscore, Ibrahima Konate não desce abaixo dos sete pontos desde meados de dezembro e os resultados do Liverpool também têm vindo a subir. O Liverpool está invicto há sete jogos em todas as competições e Konate tem estado no centro de tudo isso.
Durante a vitória por 4-0 sobre o Bournemouth, no fim de semana, o francês foi um colosso, organizando o início dos ataques do Liverpool com 94 toques no jogo, ao mesmo tempo que secou um Dominic Solanke em boa forma - tudo isto num jogo em que os laterais dos Reds não eram os titulares.
Outro defesa central em boa forma é Bremer, da Juventus. Faz parte de uma defesa que não sofre há três jogos consecutivos na Série A e não perde desde setembro.
No fim de semana, durante a vitória por 3-0 sobre o Lecce, o brasileiro marcou o terceiro golo aos 85 minutos para selar os três pontos. Além disso, fez duas interceções e três bloqueios, para além de ter marcado um golo de cabeça.
Calvin Verdonk (Nijmegen) - 9,0
Se é para marcar o primeiro golo no campeonato em duas épocas, o melhor é fazê-lo quando realmente importa. Para Calvin Verdonk, o remate certeiro aos 49 minuto, foi o tento decisivo na vitória do Nijmegen contra o Twente, levando a equipa à quarta vitória em cinco jogos.
E o golo foi sublime. A 30 metros de distância, o lateral disparou um foguete num pontapé livre, que bateu o guarda-redes do Twente em velocidade e encaixou nas redes. O golo levou o Goffertstadion ao delírio, e o clube conseguiu uma vitória valiosa que o mantém na luta pelo acesso à Europa na próxima época.
Médios
Alan Varela (Porto) - 9,3
De volta ao norte de Portugal, Alan Varela foi um dos principais catalisadores da já mencionada vitória do FC Porto por 5-0 no fim de semana. O médio marcou um golo depois de ter assistido outros dois na goleada ao Moreirense.
Foi o primeiro golo do argentino ao serviço do clube desde que se transferiu do Boca Juniors no verão e, se continuar a mostrar a mesma atenção e compostura, não será o último.
Szymon Zurkowski (Empoli) - 9,1
Se há uma maneira de fazer com que uma nova base de adeptos se apaixone, seria difícil encontrar uma maneira melhor do que a que Szymon Zukowski fez com o Empoli nas duas primeiras aparições.
Depois de marcar logo na estreia - cedido pelo Spezia -, marcou um hat-trick na vitória por 3-0 sobre o Monza no último fim de semana, garantindo a primeira vitória da equipa em oito jogos.
O primeiro foi um delicioso vólei à entrada da área que encontrou o canto inferior, o segundo uma cabeçada após um ressalto e o terceiro com o pé esquerdo - o hat-trick e uma introdução perfeitos no Empoli.
Avançados
Ferran Torres (Barcelona) - 9,3
Mais um herói de hat-trick entra na nossa Equipa da Semana. Desta vez, foi Ferran Torres que esteve na vanguarda da vitória do Barcelona por 4-2 sobre o Real Betis no domingo.
Os dois primeiros golos foram apenas de encostar, mas o terceiro, assim como a assistência para a finalização de João Félix, mostraram porque está a melhorar na equipa catalã.
Esta é já a sua campanha mais bem-sucedida à frente da baliza e é provável que não pare por aí.
Angel Di Maria (Benfica) - 9,2
O canto do cisne na passagem pelo Benfica parecia estar no destino de Angel Di María, agora com 35 anos, mas o argentino está a mostrar que ainda tem algo para dar à equipa lisboeta.
No fim de semana, o vencedor do Campeonato do Mundo marcou um golo e fez uma assistência na vitória por 2-0 sobre o Boavista.
Diogo Jota (Liverpool) - 9,2
Com a ausência de Mohamed Salah na Taça das Nações Africanas (CAN), Diogo Jota e outros jogadores precisavam de dar um passo em frente se quisessem continuar na luta pelo título, e foi o que fizeram no domingo, na goleada por 4-0 sobre o Bournemouth.
Jota e Darwin Núñez marcaram dois golos na vitória, mas foi o internacional português que brilhou mais, fazendo também uma assistência.
A condição física de Jota tinha sido uma preocupação, depois de ter falhado um mês devido a lesão, mas o seu regresso chegou na altura certa para manter o ímpeto dos Reds e deixá-los menos preocupados com a origem dos golos quando não têm Salah.
Wilfried Zaha (Galatasaray) - 8,8
A anfitriã Costa do Marfim está prestes a ser eliminada da CAN, e os seus adeptos devem ter olhado para a Turquia com um sentimento de arrependimento, já que Wilfried Zaha - que não foi convocado - marcou dois golos e fez o passe para outro na goleada de 5-1 sobre o Trabzonspor.
Zaha marcou os dois primeiros golos e podia ter feito o terceiro no final da partida, mas o VAR interveio. O que o país perdeu, o clube, certamente, ganhou.