Equipa da semana: Rafa Silva corre desenfreado, Rafael Leão afina a mira
A eleição foi feita através do cálculo dos ratings (que pode descobrir aqui). Aqui está a nossa mais recente Equipa da Semana:
Guarda-redes
Bernd Leno (Fulham) 8,4
Bernd Leno tem impressionado desde que assinou pelo Fulham no início da temporada passada, e o alemão teve uma das suas melhores atuações pelos Cottagers contra o Manchester United.
O alemão teve de lidar com nove remates à baliza ao longo do jogo e só permitiu que um deles entrasse, fazendo três defesas particularmente boas para impedir remates de dentro da sua área.
Defesas
Joshua Brenet (Twente) 8,7
Joshua Brenet não tem sido um dos destaques da excelente temporada do Twente até o momento, mas assumiu esse papel na vitória sobre o Go Ahead Eagles (3-0) no fim de semana.
O antigo jogador do PSV e do Hoffenheim marcou um golo e fez uma assistência a partir da lateral direita, marcando o primeiro golo com uma excelente interceção e uma bola cruzada, antes de fazer o 3-0 com uma cabeçada na sequência de um canto.
Este foi o seu primeiro golo da época e foi importante, garantindo uma vitória que colocou a sua equipa com cinco pontos de vantagem na luta pelo terceiro lugar e pela vaga na Liga Europa que essa posição proporciona.
Caner Osmanpasa (Sivasspor) 9,2
Na Turquia, o Sivasspor manteve vivas as suas esperanças de garantir um lugar nas competições europeias com uma vitória sobre o Pendikspor (4-1), e o homem do jogo do Flashscore foi o experiente defesa Caner Osmanpasa.
O jogador de 36 anos marcou o segundo golo da sua equipa com um cabeceamento imparável aos 36 minutos e foi igualmente importante no outro lado da baliza, fazendo uma defesa à baliza e ganhando nove dos seus onze duelos.
Nicolas Isimat-Mirin (Vitesse) 8,5
Depois de receber um cartão vermelho num jogo decisivo na luta pela fuga à despromoção que a sua equipa acabou por perder há duas semanas, Nicolas Isimat-Mirin fez as pazes com a vida este domingo.
Depois de defender bem durante todo o jogo contra o Excelsior, o defesa-central marcou o golo da vitória aos 86 minutos, quando subiu para um canto e bateu o guarda-redes adversário com uma cabeçada.
Sem ele, o Vitesse teria ficado a nove e não a cinco pontos de distância na luta pela sobrevivência, e é justo dizer que não há golos muito maiores do que este.
Muitos adeptos do West Ham reclamam que, embora os resultados não tenham sido maus esta temporada, assistir ao conjunto londrino não tem sido muito divertido, mas Emerson deu algo para se animarem na noite de segunda-feira.
Não satisfeito com a assistência para o primeiro golo, o lateral marcou ele próprio o quarto golo da sua equipa com um golaço. Ele dominou uma bola solta fora da área e enviou a bola para o canto superior, deixando o pobre Mark Flekken sem chance de defesa.
Além disso, foram quatro passes decisivos, quatro desarmes e cinco interceptações, e o resultado foi uma atuação completa.
Médios
Jordan Ayew (Crystal Palace) 9,5
Todos os jogadores gostam de impressionar um novo técnico, e Jordan Ayew fez exatamente isso pelo Crystal Palace na confortável vitória sobre o Burnley.
No seu primeiro jogo sob o comando de Oliver Glasner, o extremo teve uma das suas melhores exibições de sempre ao serviço dos londrinos. Criou o primeiro golo com um cruzamento perfeito e, três minutos depois, deslizou para o fundo da baliza para fazer o 3-0.
No total, ele fez cinco passes decisivos e venceu nove dos 12 duelos pelo chão, garantindo que a 200.ª partida pelo clube fosse inesquecível para ele.
Mahdi Camara (Brest) 9,5
O Brest deu mais um passo rumo à Liga dos Campeões ao vencer o Estrasburgo (3-0) no fim de semana. Os três golos foram marcados por Mahdi Camara.
O jogador de 25 anos fez o 1-0 com um remate em arco à entrada da área e duplicou o marcador para a sua equipa ao rematar com frieza um cruzamento rasteiro, mesmo atrás da marca de grande penalidade. Depois, o jogador de 25 anos marcou o terceiro golo com outro remate junto à marca dos onze metros.
Orkun Kokçu (Benfica) 9,3
O médio turco Orkun Kokçu mostrou no fim de semana porque é que o Benfica pagou uma fortuna - 25 milhões de euros - para o trazer do Feyenoord no verão passado.
Contra o Portimonense, deu o máximo no meio-campo, deu 108 toques e fez duas assistências, a primeira das quais, um remate de dentro do seu meio-campo, foi uma beleza absoluta.
A jogar como número 10 e não como extremo, está a emergir rapidamente como um dos jogadores mais interessantes de Portugal e está, sem dúvida, a ser observado de perto pelos maiores clubes do mundo.
Rafael Leão (AC Milan) 9,1
Rafael Leão foi o responsável por ajudar o Milan a acabar com a série de seis vitórias consecutivas da Atalanta e a manter a distância para o conjunto de Bérgamo.
O jogador abriu o placard aos três minutos com um dos golos da temporada, driblando dois adversários antes de mandar a bola ao ângulo mais distante.
O atacante também fez cinco passes decisivos e ganhou 10 duelos, mas, honestamente, ele merece estar nesta equipa apenas por esse golo.
Avançados
Luuk de Jong (PSV) 9,5
Poucos avançados no mundo tiveram um início de 2024 melhor do que o capitão do PSV, Luuk de Jong, que agora tem 12 golos em 10 jogos desde a entrada no novo ano.
Na goleada sobre o PEC Zwolle (7-1), ele marcou o segundo hat-trick da temporada, entrando no lugar certo na hora certa e mantendo a cabeça fria nos três golos.
Além disso, ele também deu uma assistência e mostrou que está a envelhecer como um bom vinho.
Rafa Silva (Benfica) 9,6
O jogador mais bem cotado do nosso sistema no fim de semana é Rafa Silva, avançado do Benfica, e não é difícil perceber porquê, já que o avançado participou em três dos quatro golos da sua equipa, tendo inaugurado o marcador com um remate de fora da área de grande classe e fez a mesma jogada para assistir para o terceiro golo da sua equipa com um dos melhores cruzamentos desta época.
O seu segundo golo não foi tão espetacular, mas foi merecido, e poderia facilmente ter conseguido pelo menos mais uma assistência se os seus companheiros de equipa tivessem finalizado melhor.