Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: Veddriq Leonardo ganha ouro na escalada de velocidade

Veddriq Leonardo vence a final da escalada de velocidade
Veddriq Leonardo vence a final da escalada de velocidadeAFP
Veddriq Leonardo ganhou o ouro na prova masculina de escalada de velocidade na quinta-feira, dando à Indonésia o primeiro título olímpico num desporto que não o badminton nos Jogos de Paris.

O alpinista de 27 anos venceu o chinês Wu Peng por apenas dois centésimos de segundo, escalando a parede de 15 metros em Le Bourget em 4,75 segundos. O adolescente americano Sam Watson, no entanto, estabeleceu um novo recorde mundial na luta pelo bronze.

Watson, de 18 anos, tinha perdido para Wu nas meias-finais, mas recuperou com um tempo espetacular de 4,74 segundos para terminar em terceiro lugar. Watson melhorou o seu próprio recorde mundial pela quarta vez este ano. Leonardo tornou-se o primeiro homem a quebrar a barreira dos cinco segundos em abril de 2023.

Integrada numa combinação de velocidade, boulder e chumbo nos Jogos Olímpicos de Tóquio, a "velocidade" em Paris é, pela primeira vez, uma disciplina autónoma.

Para os Jogos de Paris, os organizadores decidiram organizar a componente de velocidade, a mais espetacular das disciplinas de escalada, separadamente.