Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Paris-2024: Cheung vence final do florente marcada por decisões da arbitragem

Macchi contra Cheung
Macchi contra Cheung AFP
Grande desempenho do estreante em florete olímpico Filippo Macchi contra o veterano campeão de Hong Kong Cheung. A final é emocionante e, no final, após três incertezas, os árbitros atribuem o ouro a Cheung.

Um grande Filippo Macchi não conseguiu arrebatar o ouro no florete masculino contra o medalhista de ouro dos Jogos Olímpicos de Tóquio e esgrimista número 3 do mundo, Cheung. Na primeira eliminatória, após uma desvantagem inicial, o italiano conseguiu tomar a iniciativa e manter-se colado ao chinês até ao empate a 4-4. Depois, o esgrimista de Hong Kong passou para a frente do jovem de 22 anos de Pisa por 10-6.

O portador do Fiamme Oro reagiu e recuperou uma retumbante paridade em 10-10, depois voltou a apanhar o asiático em 11-11. Macchi pede o vídeo para uma pancada de Cheung dada válida mais tarde confirmada pelo árbitro de Taipé, mas ainda consegue empatar 12-12. O florista toscano encontrou então outro grande parry e resposta e assumiu a liderança 13-12, depois 14-12. Cheung, no entanto, fez uso de toda a sua experiência e recuperou a igualdade. E assim se chegou ao último golpe. Ambos exultaram, o árbitro não teve vontade de decidir e, por isso, o golpe não foi válido.

Depois de mais uma pancada de Cheung, voltámos ao vídeo, mas mais uma vez o árbitro não teve vontade de decidir. Mais um ataque, ambos exultam e, desta vez, os árbitros dão a vitória a Cheung. Segundo ouro para ele, mas uma atuação extraordinária de Macchi, que leva para casa a prata.