Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Faker volta a dominar o mundo: quem é o melhor jogador de LoL da história?

Faker ao lado do troféu do LoL Worlds
Faker ao lado do troféu do LoL WorldsGetty Images via AFP
O jogador sul-coreano de League of Legends (LoL) ganhou o seu quarto campeonato mundial no domingo e é considerado o melhor de sempre na modalidade.

Há muito que os jogos de vídeo deixaram de ser considerados um elemento marginal da sociedade. Os melhores jogadores do mundo são agora verdadeiros ídolos das massas, que podem mesmo conviver com um ou outro futebolista de elite.

É o caso de Lee Sang-Hyeok (27), mais conhecido por Faker no universo LoL. Em 2021, renovou com o T1, a equipa da sua vida, por um ano, com um ano de opção, por um valor próximo dos sete milhões de dólares (aproximadamente 6,4 milhões de euros).

Para os menos habituais pode parecer demasiado, mas a indústria dos videojogos é uma das que mais dinheiro movimenta a nível mundial e os jogadores são já considerados verdadeiros profissionais.

O sul-coreano lançou as bases da sua lenda ao vencer o seu primeiro Mundial (2013) com apenas 17 anos. Repetiu o feito em 2015 e 2016 para conquistar o tricampeonato, que lhe conferiu uma aura de estrela que não perdeu, apesar de uma seca de seis edições sem vencer.

Ao longo dos anos, obteve um enorme reconhecimento pelo seu domínio das personagens LeBlanc, Ryze, Olaf e Irelia. Estes quatro champions foram os seus favoritos durante a maior parte da sua carreira.

Quarto título

A T1 começou como uma das equipas de segunda linha na competição de 2023, com Faker ao leme, mas deu tudo por tudo para terminar no topo. Na grande final, derrotou a quarta cabeça de série chinesa Weibo Gaming, que só conseguiu aguentar-se no primeiro jogo, com uma vitória clara por 0-3.

O resultado, com Zeus a carregar o peso da responsabilidade às costas, confirmou o quarto título mundial de League of Legends para a equipa sul-coreana e para a estrela, que festejou a vitória em Seul, em casa.

Para alegria de todos os seus fãs, após a vitória na final, Faker confirmou que ainda vai competir em 2024. Quando questionado sobre o que iria fazer no próximo ano, foi direto e conciso: "Só quero melhorar", disse.