Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

eSports: FIFA associa-se à Konami para organizar o Campeonato do Mundo virtual

A FIFA associa-se à Konami para o seu Campeonato do Mundo virtual
A FIFA associa-se à Konami para o seu Campeonato do Mundo virtualKonami
O organismo que rege o futebol mundial recorreu à rival histórica da EA Sports, o antigo parceiro de batalha nos videojogos, para organizar dois Campeonatos do Mundo de eSports em 2024.

A FIFA, numa jogada surpreendente, e depois de terminar uma relação de 20 anos com a subsidiária desportiva da Electronic Arts, anunciou, numa iniciativa conjunta com o programador japonês Konami, que se vai associar aos nipónicos para organizar dois Campeonatos do Mundo FIFAe com o simulador eFootball ainda este ano, um em dispositivos móveis e outro em consolas de secretária (PS4 e PS5).

No meio da procura de uma empresa para vender os seus direitos de desenvolvimento de um novo título com o nome FIFA, esta colaboração pode ser decisiva. Tudo indicava que seria a americana 2K Sports a substituir a EA Sports, mas a aliança com a empresa de Tóquio pode mudar as coisas.

Apesar de, desde o lançamento do eFootball, o simulador de futebol da Konami não ter recebido muito boas críticas, é preciso lembrar que foram eles os criadores do lendário Pro Evolution Soccer, que atingiu o seu auge na Playstation 2 com o inesquecível PES 6, um dos melhores jogos de futebol de todos os tempos.

O torneio

Participantes de 18 países (Espanha, Argentina, Brasil, Costa Rica, Inglaterra, França, Índia, Indonésia, Japão, Coreia do Sul, Malásia, Marrocos, Países Baixos, Polónia, Portugal, Arábia Saudita, Tailândia e Turquia) disputam desde, quinta-feira, 10 de outubro, a competição mundial em busca de um lugar na final de 2024.

"De 10 a 20 de outubro, terão lugar as três fases de qualificação no jogo (online)", afirmou a Konami num comunicado: "Depois, de 28 de outubro a 3 de novembro, terão lugar as várias fases nacionais de candidatura nos 18 países concorrentes. Por fim, a fase final do 'FIFAe World Cup 2024' realizar-se-á presencialmente no final de 2024".

Ambas as partes estão muito satisfeitas com o acordo: "Estamos muito satisfeitos por unir forças com a Konami. Esta parceria enquadra-se perfeitamente na nossa missão de promover o futebol em todo o mundo e proporcionar uma plataforma para os jogadores mostrarem as suas capacidades", afirma Romy Gai, Diretor Comercial da FIFA, no anúncio conjunto.

"Na Konami, temos continuado a aceitar desafios no desenvolvimento da simulação de futebol e dos eSports. Estamos muito satisfeitos por podermos contribuir para a promoção do eFootball numa nova dimensão através desta parceria com a FIFAe", celebrou Koji Kobayashi, CEO da Konami.

Menções