Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Final Mundial de League of Legends atrai milhares de pessoas em Seul

Faker, estrela de League of Legends.
Faker, estrela de League of Legends.AFP
A capital sul-coreana está no centro das atenções como anfitriã de um evento muito aguardado, considerado a Super Bowl dos e-sports.

Realizado pela primeira vez em 2011, este campeonato cresceu rapidamente e tornou-se o porta-estandarte dos desportos electrónicos, que em 2025 deverão atingir uma audiência de 1,4 mil milhões de pessoas.

O popular jogo de vídeo consiste em duas equipas de cinco pessoas que competem num campo de batalha para destruir a base do adversário.

A final no estádio de basebol Gocheok Sky Dome, com 16.000 lugares, colocará a equipa local T1, que perdeu a final do ano passado, contra a chinesa Weibo Gaming.

"Sempre que a final do Campeonato do Mundo de LoL se realizou na Coreia do Sul, não nos conseguimos qualificar, mas este ano garantimos a oportunidade de jogar (...) perante alguns adeptos coreanos", disse Faker, membro da equipa T1.

"Espero fechar esta rara oportunidade com um resultado positivo", acrescentou o jogador, frequentemente descrito como o Michael Jordan dos desportos electrónicos, numa conferência de imprensa.

Expectativas grandes

Faker, de seu nome verdadeiro Lee Sang-hyeok, tem como objetivo conquistar um recorde de quatro títulos mundiais com a equipa T1. Também ganhou o ouro com a Coreia do Sul nos Jogos Asiáticos deste ano.

No país de origem, é considerado uma celebridade e os adeptos cantam o seu nome durante os jogos.

No recinto montado no centro da capital para a final, os adeptos, muitos deles vestidos a rigor, fizeram fila para serem fotografados com imagens em tamanho real de Faker e dos companheiros de equipa.

"O meu favorito é o Faker. Ele joga tão bem que fico a pensar como é que ele consegue", disse Park Jeong-hyeon, um estudante de 22 anos que joga o jogo há três anos.

Durante a competição, os adeptos acompanham a ação em ecrãs gigantes colocados por cima dos jogadores.

Os bilhetes para a final em Seul esgotaram-se 10 minutos depois de serem postos à venda, segundo o criador do jogo, a Riot Games. Além disso, dezenas de salas de cinema na Coreia do Sul transmitirão a final em direto.