Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

eSports: Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial de Football Manager 2024

Hugo Filipe Martins
Primeiro Mundial de Football Manager arranca esta quarta-feira
Primeiro Mundial de Football Manager arranca esta quarta-feiraSports Interactive
A popularidade do videojogo Football Manager atingiu o seu ponto alto com a mais recente criação de um Campeonato Mundial, uma competição com chancela da FIFA que foi anunciada a meio de junho e arrancou esta quarta-feira, em Liverpool.

Numa altura em que os treinadores começam a familiarizar-se com o plantel e a criar dinâmicas, o Flashscore dá-lhe a palestra para que não perca os pontos essenciais deste novo Mundial de Football Manager.

Do que se trata?

O Mundial de Football Manager 2024 foi criado em junho e faz parte do grupo FIFAe, destinado aos eSports. Em parceria com a Sports Interactive, empresa fundada em 1994 com sede em Londres e da qual faz parte o Football Manager, percebeu-se que a popularidade alcançada pelo videojogo necessitava de uma competição à semelhança do que já acontece com o EAFC e o Rocket League.

Perante este cenário, arrancou já esta quarta-feira, 28 de agosto, a primeira edição da competição na qual participam 20 jogadores em representação de 19 países. Inglaterra, por ser o país organizador, é o único que terá dois representantes.

Portugal também faz parte da lista dos países que participam nesta primeira edição e será representado por Daniel Almeida, conhecido como Licá.

Fase de grupos

Assim como a fase final de uma competição de futebol, também o Mundial de Football Manager teve direito a sorteio da fase de grupos. Esta fase inicial conta com quatro grupos, cada um com cinco países e uma equipa.

Também aqui entra Portugal, isto porque o Sporting foi uma das quatro equipas disponíveis para treinar nesta fase da prova. A equipa leonina vai ser utilizada pelos países do grupo C, com Yokohama Marinos (grupo A), Brighton (grupo B) e Dinamo Zagreb (grupo D) a completarem o lote de emblemas.

O português Licá faz parte do grupo B, onde estão ainda África do Sul, Países Baixos, Espanha e Coreia do Sul. 

Eis as regras 

Como qualquer jogador de Football Manager, antes de arrancar convém ler e compreender as regras da respetiva liga.

O dia 1 (28 de agosto) será totalmente dedicado à pré-época. Os jogadores têm acesso ao seu clube e começam a tão necessária preparação para os jogos a doer, mas a verdadeira competição irá decorrer a partir de quinta-feira.

A 29 de agosto, vai realizar-se a primeira temporada, dividida em três sessões de jogo, num total de nove horas. A segunda época joga-se a 30 de agosto e a fase de grupos fica concluída a 31 de agosto. O líder de cada um dos grupos avança para a fase a eliminar.

A pontuação dos países irá ter em conta a posição dos clubes no final de cada temporada, o progresso nas Taças e competições europeias e a pontuação do treinador dentro do próprio jogo.

A fase a eliminar

Ultrapassada a primeira barreira, os quatro países restantes vão utilizar o modo draft com direito a 25 jogadores. A lista de jogadores disponíveis e o orçamento será definido pela FIFAe e só será revelada aos jogadores antes do arranque da sessão. 

A meia-final e a final serão jogadas a duas mãos e é aí que vai ficar a saber-se qual o primeiro país a sagrar-se campeão mundial de Football Manager.

O prémio

Apesar de ser a primeira edição, o Mundial de Football Manager conta com um prize pool de 100 mil dólares (cerca de 90 mil euros).

Onde ver?

Todo o Mundial de Football Manager, incluindo as conferências de imprensa oficiais dos jogadores, poderá ser acompanhado nos canais oficiais da FIFAe, na Twitch.tv e no Youtube.

Menções