Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Estátua de Kamila Skolimowska erguida em frente ao Estádio da Silésia

A estátua de Kamila Skolimowska em frente ao Estádio da Silésia
A estátua de Kamila Skolimowska em frente ao Estádio da SilésiaPAP
Uma estátua de Kamila Skolimowska, a campeã olímpica de 2000, no lançamento do martelo, que morreu há 15 anos, foi erguida em frente ao Estádio da Silésia, em Chorzów. "Kamila dá-nos um alento para não termos vergonha do que estamos a fazer aqui", disse o pai da atleta, Robert.

A arena de Chorzów acolhe desde 2018 um evento memorial dedicado à memória da atleta, que reúne os melhores atletas do mundo e está incluído na série de elite da Liga Diamante há três anos.

"Este estádio é magnífico e quando vejo a Kamila aqui, o meu coração cresce. É claro que foi ela que nos trouxe este tempo maravilhoso de hoje", acrescentou Robert Skolimowski na inauguração oficial da estátua.

Antes, em frente à entrada principal do estádio, foi erguida uma estátua - também em bronze - do futebolista Gerard Cieslik, da seleção polaca e do Ruch Chorzów.

O Marechal da Voivodia da Silésia, Jakub Chełstowski, sublinhou que Skolimowska é certamente uma figura que inspira os jovens, não só com a sua atitude desportiva, mas também com a sua vida.

"Estou contente por a sua memória ter crescido tanto neste estádio que foi criado um monumento. Conseguimos construir aqui uma história desportiva fantástica. A Liga de Diamante nem sequer era um sonho para nós. Houve uma altura em que quisemos arranjar um parceiro estratégico para o estádio. No entanto, decidimos que, pelo dinheiro que o mercado estava a oferecer, não valia a pena vender uma marca destas. Podemos dar-nos ao luxo de que ela tenha a sua magia", acrescentou Chełstowski.

A arena de Chorzów pertence ao governo da província.

Romuald Zawodnik, da empresa Netgraf, sediada em Cracóvia, que fez a estátua, admitiu que os autores tiveram mais problemas com a medalha olímpica de Sidney pendurada ao pescoço da campeã.

"Tentámos fazer com que Kamila parecesse estar no pódio dos Jogos Olímpicos. Consultámos os pais dela. A estátua foi feita a partir de um modelo em barro. Os elementos individuais foram fundidos em bronze e depois unidos. Demorou três meses", explicou.

O Memorial Skolimowska é organizado em Chorzów desde 2018. Anteriormente, os atletas competiram na capital durante nove anos. A 15.ª edição terá lugar a 25 de agosto.

A medalhista de ouro no lançamento do martelo nos Jogos Olímpicos de Sydney (2000) morreu inesperadamente a 18 de fevereiro de 2009, durante um estágio em Portugal. Tinha 26 anos. A causa da morte foi uma embolia da artéria pulmonar.

Menções