Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

EUA defrontam a Polónia e Grécia joga com a Itália nas meias-finais da United Cup

Reuters, André Guerra
Tiafoe venceu Dan Evans e carimbou a passagem dos EUA para a meia-final
Tiafoe venceu Dan Evans e carimbou a passagem dos EUA para a meia-finalAFP
Frances Tiafoe conseguiu vencer o duelo renhido com o britânico Dan Evans (3-6, 7-5 e 6-3) para colocar os Estados Unidos nas meias-finais do torneio de equipas mistas da United Cup esta quarta-feira, sendo que a Polónia e a Grécia também avançaram.

Os três países que venceram as "finais de cidade" para progredirem no torneio juntaram-se à Itália, o segundo classificado com o melhor registo do torneio, cujo prémio chega aos 15 milhões de dólares, e que substitiui a efémera Taça ATP para abrir a temporada 2023.

Os Estados Unidos vão defrontar a Polónia por um lugar na final, enquanto a Grécia tem encontro marcado com a Itália.

Tiafoe deu aos norte-americanos uma vantagem irrecuperável de 3-1 com a sua terceira vitória consecutiva na época, depois de Jessica Pegula ter vencido Harriet Dart (6-2 e 6-0, em 57 minutos). Ainda antes, Madison Keys tinha colocado os EUA em vantagem ao ultrapassar Katie Swan (2-6, 6-3 e 6-4).

Cameron Norrie ainda tinha colocado a Grã-Bretanha em disputa, ao igualar a contenda 1-1, com uma vitória sobre nono do ranking mundial, Taylor Fritz, por 6-4, 5-7 e 6-4. Mais tarde, Fritz juntou-se a Pegula e venceram Dart e Evans.

"É um grande feito. Queremos ir até ao fim, ganhar este evento, então este foi um dos passos nesse sentido. Hoje foi um grande passo."

Os jogadores e equipa técnica da Polónia não se contiveram e começaram a dançar depois da dupla Iga Swiatek e Hubert Hurckacz terem vencido o encontro decisivo contra os italianos Lorenzo Musetti e Camilla Rosatello por 6-1 e 6-2.

Swiatez e Magda Linette ganharam os respetivos encontros individuais para empatarem a eliminatória a favor da Polónia, depois das derrotas de Hurkacz e Daniel Michalske perante Musetti e Matteo Berrettini.

"Incrível. É ainda melhor ganhar com uma equipa do que individualmente. Estou tão feliz por o termos feito juntos e pelo esforço da equipa ter valido a pena", disse Swiatek, vencedora de três Grand Slams.

O grego Stefanos Tsitsipas venceu Borna Coric (6-0, 6-7 e 7-5) e travou assim uma sequência de três derrotas consecutivas perante o croata.

Mas a Grécia foi arrastada para um encontro decisivo com a eliminatória igualada 2-2 e Tsitsipas e Maria Sakkari venceram Petra Martic e Borna Gojo (7-6 e 6-4) para soltar os festejos entre os adeptos em Perth.

As meias-finais começam em Sidney, na sexta-feira, com a final agendada para dois dias depois.