Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Europeus de judo: Telma Monteiro diz que é díficil lutar contra o seu corpo face às lesões

Telma Monteiro em ação nos Masters da Hungria este ano
Telma Monteiro em ação nos Masters da Hungria este anoIFJ
A judoca Telma Monteiro, que desistiu esta sexta-feira a cinco segundos do final do primeiro combate nos Europeus, depois de se lesionar no joelho esquerdo, disse que tem lutado contra o próprio corpo.

Infelizmente, lesionei-me na primeira luta e tive de desistir. Tem sido muito difícil lutar contra o meu corpo, sinto-me frustrada com isso”, escreveu a judoca na rede social Instagram.

Telma Monteiro, de 37 anos, tem tido várias lesões ao longo da carreira, neste mesmo joelho esquerdo, mas também no ombro e no cotovelo, que a têm obrigado a várias cirurgias, com a judoca, invariavelmente, a regressar à competição.

Regresso uma vez atrás da outra… aguentando tudo com resiliência e gratidão, porque é a minha escolha. Mas, agora, preciso realmente de recuperar sem pressa, para voltar na minha melhor forma, quando me sentir física e mentalmente preparada”, acrescentou.

A judoca do Benfica, quase a completar 38 anos, está em zona de apuramento para os Jogos Olímpicos Paris-2024, competição que disse querer disputar, no que seriam os seus sextos Jogos, depois de ter competido em Atenas-2004, Pequim-2008, Londres-2012, Rio de Janeiro-2016 - onde conquistou o bronze olímpico -, e Tóquio-2020.

Na carreira, Telma Monteiro é ainda recordista de medalhas em Europeus, com 15, seis das quais de ouro, e quatro títulos de vice-campeã mundial.

Nos Europeus de Montpellier, a disputarem-se entre hoje e domingo, a judoca cumpria a sua 17.ª participação na competição continental quando foi obrigada a desistir, após uma ação da judoca russa e em que na tentativa de evitar a projeção, caiu mal.

De imediato, a judoca portuguesa ficou a queixar-se de dores no joelho, sem se conseguir levantar do tatami, agarrada à perna, até ser assistida pelos médicos na Sud de France Arena, onde decorre a competição.

Seria a judoca russa Daria Kurbonmamadova, a competir como neutra, que acabaria por se sagrar campeã europeia de -57 kg, cinco combates depois de ter iniciado os Europeus diante da portuguesa.