Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Europeus de Natação: Ana Pinho Rodrigues quer aproveitar todos os momentos

Ana Pinho Rodrigues vai estar em Belgrado
Ana Pinho Rodrigues vai estar em BelgradoFPN
A nadadora portuguesa Ana Pinho Rodrigues admite que está a aproximar-se do fim da carreira e que quer agora aproveitar todos os momentos, acreditando que se pode aproximar do mínimo olímpico nos 100 metros bruços nos Europeus de Belgrado.

Nos 100 bruços tentar aproximar-me da marca de qualificação, mas nesta fase da minha carreira, que já é uma fase mais final, estou a tentar aproveitar todos os momentos e todas estas competições e fazer o melhor possível. O resto, se vier virá, se não não virá”, referiu, à agência Lusa.

Aos 30 anos, Ana Pinho Rodrigues vai disputar os 50 metros livres e os 50 e 100 bruços, prova em que teve a sua única presença em Jogos Olímpicos, há 12 anos, em Londres-2012.

A pouco mais de um mês dos Jogos Olímpicos Paris-2024, cujo prazo para obtenção de mínimos termina no fim do Europeu, no domingo, muitos nadadores abdicaram de estar em Belgrado, tornando esta competição “uma excelente oportunidade”.

Também há provas em Itália e em França, portanto os italianos e os franceses também não estão cá, por isso, acho que é a melhor oportunidade que temos para aproveitar e fazer a melhor classificação possível”, admitiu.

A mais experiente da equipa portuguesa em Belgrado adiantou que os lusos fizeram “descanso completo”, por isso, “o objetivo é bater recordes pessoais e tentar os melhores tempos possíveis”.

Tentar meias-finais se possível. Nos 50 bruços no Europeu há dois anos fiquei muito perto da final, ou seja também tentar uma final. Sinto-me bem, tenho-me sentido bem. O objetivo será estar em forma e tentar os melhores resultados possíveis”, assumiu.

Portugal apresenta-se em Belgrado com apenas quatro nadadores nas provas de natação pura, que se vão disputar ao ar livre, com as temperaturas a deverem superar os 30 graus celsius, algo que não preocupa Ana Pinho Rodrigues que gasta “muito de nadar ao ar livre”.

Estamos um pouco mais tranquilos, porque dentro de água até nos sentimos melhor, porque é o sítio onde nos sentimos mais refrescados. Temos de ter imensos cuidados, mesmo ao ir ver as provas, acho que temos de ver só os nossos colegas e estar o mínimo tempo possível cá fora, porque a desidratação depois também afeta os nossos músculos e a nossa preparação. Por isso é tentar estar num sítio fresco, beber bastante água, hidratarmo-nos. Temos de ter um cuidado redobrado nisso, mas, de resto, como nadamos dentro de água vai ser tranquilo. Quem nada costas, já está pior, porque vai ter de ver o sol ali em cima”, disse.

Ana Pinho Rodrigues estreia-se na terça-feira em Belgrado, nas eliminatórias dos 50 metros bruços.

Menções