Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Exclusivo Flashscore: Reinaldo Ventura antecipa final four e destaca o "outsider" Barcelos

André Guerra
Reinaldo Ventura fez a antevisão à final four da Liga dos Campeões de hóquei  em patins
Reinaldo Ventura fez a antevisão à final four da Liga dos Campeões de hóquei em patinsNuno Barata
O antigo capitão da seleção nacional de hóquei em patins, campeão mundial e europeu, e uma das maiores referências da modalidade, fez uma pequena antevisão sobre a final four 100% portuguesa da Liga dos Campeões, que se disputa este fim de semana no Porto, entre o FC Porto, Sporting, Oliveirense e Óquei de Barcelos.

Em declarações retiradas de uma entrevista exclusiva ao Flashscore, a publicar em breve, o Rei apontou que, apesar de "ter lá estado (dentro da pista) durante muitos anos", não se lembra "da última vez que quatro equipas portuguesas chegaram a esta fase da Liga dos Campeões", realçando que é algo que "valoriza muito o hóquei em patins português", mas, ainda assim deixou um reparo.

"Valoriza muito o hóquei em patins português, mas é uma realidade muito difícil para os outros clubes (fora dos top-4) alcançarem. Então temos que trabalhar de outra forma para conseguir fazer algo engraçado", referiu o agora treinador da AD Sanjoanense, que garantiu o regresso ao escalão principal do hóquei nacional no fim de semana passado e renovou por mais duas épocas com os alvinegros.

Evitando falar sobre favoritos porque, "logicamente" tem a sua "paixão clubística, como toda a gente sabe" e fugindo aos "rodeios", preferiu dar uma visão mais global sobre este fim de semana. 

"Quero que seja uma uma grande divulgação do hóquei patins, que é a nossa paixão. Ainda por cima no Rosa Mota, que é um palco incrível, com uma envolvência incrível. Só espero que seja bonito de se ver", afirmou.

Depois de uma vida inteira ao serviço do FC Porto, pelo qual conquistou uns modestos 13 títulos de campeão nacional, Reinaldo Ventura colocou, em 2015/16, um ponto final na ligação aos dragões e partiu para Barcelos, onde continuou a aumentar a sua lenda, sendo bicampeão da Taça CERS (agora WSE Cup), recolocando o clube na rota dos títulos continentais ao fim de duas décadas.

Reinaldo Ventura brilhou no Óquei Barcelos
Reinaldo Ventura brilhou no Óquei BarcelosLUSA

Fora dos top-4 portugueses (FC Porto, Benfica, Sporting e Oliveirense), os barcelenses eliminaram as águias para chegar a esta fase da competição, com duas vitórias imponentes (4-2 e 1-5). Questionado sobre se estava surpreendido com a presença na final four, o antigo capitão dos óquistas foi muito claro: "Surpreende, mas não admira".

"O Barcelos parte como outsider. É outro clube pelo qual eu tive a felicidade de passar e que só tenho recordações muito positivas dos dois primeiros anos que lá passei, a envolvência com os adeptos é algo incrível. Claro que a envolvência como jogador é diferente do que como treinador, a ligação é maior e mais próxima. Portanto, posso dizer que me surpreende, mas não me admira", começou por dizer.

"Conheço muito bem a maioria daqueles jogadores, a capacidade e a paixão que eles têm pelo clube, de defender a camisola, é um clube único. Tem uma massa adepta que que desenvolve um espírito muito competitivo e, associada à qualidade que eles têm, como eu disse, há pouco surpreendido, mas não admirado", acrescentou.

João Baldeia (FC Porto), Hugo Ricardo (presidente do OC Barcelos), Quim Pauls (Sporting) e Avelino Bastos (UD Oliveirense) no lançamento da final four
João Baldeia (FC Porto), Hugo Ricardo (presidente do OC Barcelos), Quim Pauls (Sporting) e Avelino Bastos (UD Oliveirense) no lançamento da final fourFederação Portuguesa de Patinagem

Na entrevista que será publicada pelo Flashscore, Reinaldo Ventura abordou os desafios atuais do hóquei em patins e dissecou o trabalho realizado esta temporada na Sanjoanense que, apesar de já ter garantido a subida à primeira divisão, espera ainda poder sagrar-se campeã do segundo escalão.

Calendário da final four da Liga dos Campeões

Meias-finais (sábado, 11 de maio)

12:00 - Sporting x FC Porto

16:30 - OC Barcelos x UD Oliveirense

Final (domingo, 12 de maio)

15:00 - Sporting/FC Porto x OC Barcelos/UD Oliveirense