Faleceu o Djédje, fundador de uma das principais escolas de futebol de Cabo Verde
Segundo escreve a imprensa cabo-verdiana, o fundador da Escola de Preparação Integral de Futebol (EPIF), umas das principais do país, faleceu, aos 68 anos, na noite de quinta-feira, no Hospital Agostinho Neto, onde estava internado há vários dias.
O antigo médio dos juniores do Sporting Clube de Portugal fundou em 1990 a escola EPIF, para ajudar a formar meninos de rua e filhos de famílias excluídas, tendo passado pela escola milhares de crianças e adolescentes.
“Através da vertente futebol, em que eu me formei, ensino-lhes como estar na sociedade de maneira mais saudável. Transmito-lhes aquilo que é necessário para que possam ser homens do amanhã, capazes de estar na sociedade de qualquer país de cara levantada, sentindo orgulho em ser cidadãos educados”, explicou à agência Lusa, numa reportagem publicada em julho de 2010.
Na altura, Djédje, natural do bairro de Lém Ferreira, na Praia, orgulhava-se de cerca de 80% dos atletas que estavam nos clubes do primeiro escalão da capital cabo-verdiana terem passado pela sua escola, bem como muitos que são atualmente internacionais cabo-verdianos.
A EPIF foi transformada numa Fundação, que trabalha com cerca de 200 crianças e jovens dos diversos bairros da cidade da Praia.