Fati, Bonucci ou Lukaku: Qual foi a transferência mais surpreendente?
Ansu Fati
O jovem espanhol era suposto ser a estrela do Barcelona, mas alguns problemas de lesões frustraram a sua promissora carreira. Na última temporada, não teve tempo suficiente para jogar e ficou praticamente no banco. Teve várias ofertas, mas acabou por escolher o Brighton, que sabe trabalhar muito bem com jovens jogadores. Depois de ter falado com o treinador De Zerbi, não teve muitas dúvidas, como referiu numa das entrevistas. Fati terá de lidar com as exigências físicas da Premier League, mas se se habituar a elas, será um jogador muito perigoso.
Leonardo Bonucci
O lendário defesa queria jogar uma última temporada na Juventus, mas durante o verão surgiram informações de que o clube não contava mais com ele, o que surpreendeu até mesmo o próprio Bonucci. Bonucci não queria sair e planeava processar a equipa porque ainda lhe restava um ano de contrato. Mas quando o Union Berlin o contactou, aceitou o novo desafio. Além disso, vai jogar na Liga dos Campeões com a equipa alemã. Mas ninguém poderia imaginar um final assim no grande clube de Turim.
Marko Arnautovic
O avançado ou extremo austríaco já celebrou o seu 34.º aniversário e a sua carreira é praticamente uma montanha-russa. Ele já jogou pelo Inter na temporada 2009/10, quando foi emprestado pelo Twente, mas só disputou três partidas. Depois de passar pelo Werder Bremen e pelo Stoke, chegou ao West Ham, de onde partiu para o Shanghai Port, da China. O seu tempo nas principais ligas europeias parecia ter terminado. Isso mudou em 2021, com a sua contratação pelo Bologna, onde marcou uma média de um golo em quase todos os jogos. O Manchester United também estava interessado em Arnautovic, mas este acabou por ser emprestado ao Inter pela segunda vez.
Wataru Endo
O Liverpool trouxe reforços no verão apenas para o meio-campo, onde precisava de fazer uma reconstrução. Fabinho, Henderson, Keita, Chamberlain, Milner e Arthur saíram todos. Szoboszlai, Mac Allister, Gravenberch e, muito surpreendentemente, o futebolista japonês Endo, de 30 anos, entraram. Até agora, só tinha jogado na Bélgica e, mais recentemente, no Estugarda. Klopp reagiu desta forma depois de a transferência de Caicedo ter sido cancelada à última hora. O equatoriano escolheu o Chelsea. É questionável quanto tempo o jogador defensivo ortodoxo terá em campo, mas o próprio treinador acredita nele.
Romelu Lukaku
O cónego belga continua a pertencer ao Chelsea, só que já não joga pela equipa há algum tempo. Durante a época anterior, teve oportunidades desperdiçadas por empréstimo no Inter e pela Bélgica no Campeonato do Mundo de 2022. Lukaku regressou ao plantel dos blues, de onde foi adquirido por José Mourinho à AS Roma por empréstimo. Apesar das muitas críticas e dos últimos anos mais fracos, o melhor marcador da seleção belga continua a ter imensa qualidade.
Oriol Romeu
Um regresso inesperado ao Barcelona de um jogador que é um produto do clube, mas que nunca chegou a ser titular. No início da sua carreira, nem sequer foi bem sucedido no Chelsea. Jogou no Southampton durante sete anos e, por último, no Girona, de onde regressou a Camp Nou. Apesar da grande concorrência no meio-campo, conquistou um lugar e é um médio defensivo regular. Pode ter 31 anos, mas o treinador Xavi confia nele e é ele que ganha os duelos importantes ou recebe as bolas.
Juan Cuadrado
É uma grande raridade quando um jogador se transfere entre a Juventus e o Inter. Lúcio, Ibrahimovic, Vieira ou Cannavaro já fizeram algo do género no passado, mas são muito poucos os exemplos. É por isso que Cuadrado surpreendeu no verão ao rumar a Milão depois de anos em Turim. O jogador colombiano fazia parte da vecchia signora desde 2015, tendo conquistado cinco títulos com ela, entre outros. Em Itália, vestiu também as camisolas da Udinese, Lecce e Fiorentina.
Cole Palmer
O jovem jogador ofensivo teve um excelente início de época com a camisola do Manchester City, quando se destacou na Community Shield e também na Supertaça Europeia, mas depois surgiram especulações sobre a sua saída. O técnico Guardiola disse que o jogador ficaria ou seria transferido, o que o Chelsea aproveitou e, surpreendentemente, o contratou para o seu jovem plantel. Talvez ele seja o jogador ideal, mas não se esperava algo assim. De qualquer forma, Palmer pode beneficiar de uma experiência de jogo de alto nível que não teria oportunidade de obter numa equipa dos citizens.
Sergio Ramos
Sobre o experiente defesa espanhol, depois de deixar o PSG, foram mencionados sobretudo destinos americanos e sauditas, tendo mesmo estado muito perto de jogar no Al-Ittihad. No entanto, recusou um salário anual de 20 milhões de euros e aceitou o projeto no clube-mãe, o Sevilha. O próprio jogador diz que está a pagar a sua dívida ao clube e à sua família. Uma transferência para o Galatasaray também esteve iminente, com um regresso ao Real Madrid mencionado após a lesão de Militao.
Ousmane Dembélé
O extremo francês teve uma boa época anterior após problemas com lesões e o treinador Xavi contava com ele para a próxima, só que o próprio jogador decidiu que queria jogar no PSG, para onde se transferiu por 50 milhões de euros, uma queda significativa em relação ao valor que chegou a Camp Nou vindo do Dortmund. O campeão do mundo de 2018 deverá ser um dos pilares ofensivos em Paris, substituindo Messi ou Neymar.