FC Porto vence Mafra (3-0) e segue em frente na Taça de Portugal
Sérgio Conceição tinha deixado no ar, na antevisão, alguma gestão do plantel, sem nunca deixar de respeitar o Mafra, e cumpriu. Além de Cláudio Ramos na baliza, titularidade anunciada pelo treinador na véspera, foram outras quatro as alterações em relação ao onze que tinha vencido o Paços de Ferreira. João Mário rendeu Rodrigo Conceição, Grujic jogou no lugar de Uribe, Galeno por Pepê e Namaso surgiu no ataque, em vez de Taremi.
Logo aos quatro minutos Eustáquio deixou o primeiro aviso, com um remate a que Fati conseguiu opôr-se, antes do médio internacional canadiano do FC Porto, aos oito minutos, bater o pontapé de canto que Marcano, ao segundo poste e sem oposição, transformou, de cabeça, no 1-0 para os azuis e brancos.
Reveja aqui as incidências da partida
Com a vantagem madrugadora, o FC Porto cedo deu margem ao Mafra para reagir e aos 19 minutos, após um cruzamento da direita, Pedro Lucas colocou Cláudio Ramos em sentido.
A resposta dos dragões chegou, uma vez mais, por Eustáquio: cruzamento de Otávio, aos 23 minutos, e desvio de cabeça do médio canadiano, a passar bem perto da baliza do Mafra, três minutos antes de Eustáquio servir novamente, desta feita para Namaso cabecear ao lado.
Aos 33 minutos, Eustáquio (quem mais) tentou um golaço, de primeira e fora da área, mas a bola saiu ao lado da baliza de Renan.
Aos 36 minutos Galeno deu novo aviso, após cruzamento de João Mário, mas o remate foi cortado por Goulart, mas o 2-0 chegou mesmo. E por quem? Eustáquio, pois claro. Aos 38 minutos, após grande passe de Otávio, o médio canadiano rematou rasteiro e cruzado, já dentro da área, com a bola a ainda tocar no poste direito, desviada por Renan, mas insuficiente para travar a festa azul e branca.
O 3-0 já sem Conceição
Na segunda parte, aos 56 minutos, Galeno ficou perto do golaço mas foi do Mafra a primeira real ocasião de golo, aos 58 minutos, quando Eustáquio borrou a bela pintura que estava a fazer no relvado e deixou a bola à disposição de Pité. O médio isolou Diogo Almeida mas este permitiu enorme mancha a Cláudio Ramos.
O guarda-redes do FC Porto negou o 2-1, o do Mafra o 3-0 logo depois, aos 63 minutos, quando Otávio recebeu ao segundo poste, cabeceou para oferecer o golo a Marcano mas Renan voou para negar a festa.
Logo depois, num lance aparentemente inofensivo, a bola saiu junto ao banco do FC Porto, Sérgio Conceição pontapeou-a e... foi expulso, previsivelmente pelo gesto e por palavras proferidas, demorando longos minutos a abandonar o banco e encaminhar-se para a bancada, de onde viu... o 3-0, de Galeno, aos 73 minutos: lance de insistência de Otávio, Toni Martínez rematou ao poste e, na recarga, Galeno fez mesmo o golo que há tanto tempo ia ameaçando.
Homem do jogo Flashscore: Stephen Eustáquio (FC Porto)