Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Federação de Desportos de Inverno mais feliz com Jogos nos Alpes franceses do que nos EUA

Pedro Flávio, presidente da Federação de Desportos de Inverno de Portugal
Pedro Flávio, presidente da Federação de Desportos de Inverno de PortugalFDIP
A Federação de Desportos de Inverno de Portugal (FDIP) manifestou-se esta quarta-feira mais confortável com a atribuição dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2030 a França do que os de 2034 aos Estados Unidos, por questões desportivas e logísticas.

Estamos sempre mais à-vontade com a Europa, e os Alpes franceses é um dos locais onde estamos mais vezes, em treinos e com as camadas jovens. Sentimo-nos mais em casa”, assumiu o presidente, Pedro Flávio.

O Comité Olímpico Internacional atribuiu hoje as organizações destas edições a candidatos únicos, Alpes em 2030 e Salt Lake City em 2034, depois desta ter sido a sede de 2002.

Sochi2014, na Rússia, Pyeongchang2018, na Coreia do Sul, e Pequim2022, na China, foram as últimas edições, não tão favoráveis aos interesses lusos, como será em Milão-Cortina2026.

Como é obvio, são locais com diferença horária muito grande e isso às vezes não é muito benéfico para os nossos atletas, além dos custos de participação, com viagens e outros”, exemplificou.

Ainda assim, mais do que o lugar dos eventos, a FDIP está mais focada em qualificar um número superior de elementos ao da derradeira edição, com dois no esqui alpino e um no de fundo.

O objetivo é conseguir levar mais competidores em mais modalidades. Além dessas duas, nas quais temos mais tradição, e para as quais esperamos qualificar o mesmo número de desportistas, tentar o apuramento na patinagem de velocidade no gelo e no bobsleigh, uma modalidade complexa e no qual temos dois atletas focados. E eventualmente o snowboard”, revelou o dirigente.

Pedro Flávio sublinhou o “esforço” que a federação está a fazer para fazer evoluir os desportos de inverno no país – “com a ajuda do Comité Olímpico de Portugal” -, recordando que para a seleção poder brilhar em 2030 e 2034 o trabalho tem de começar já.

Trabalhamos arduamente. Temos de pensar mais à frente e sempre muito positivo. A federação está a fazer um grande investimento em atletas mais jovens, academias para ter o melhor possível para 2026 e para as outras edições, em mais modalidades, pois é esse o nosso objetivo”, sintetizou.

A França já organizou três vezes os Jogos Olímpicos de Inverno: foi palco edição inaugural, em 1924, e, posteriormente, em 1968, em Grenoble, e 1992, em Albertville.

Os Estados Unidos promoveram o evento em quatro ocasiões, nomeadamente em Lake Placid, em 1932 e 1980, Squaw Valley, em 1960, e Salt Lake City em 2002.

Menções