Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Federação Equestre Internacional exclui atletas russos e bielorrussos dos Olímpicos de 2024

Kent Farrington no Chi de Genebra
Kent Farrington no Chi de GenebraProfimedia
A Federação Internacional anunciou: embora não tenha excluído oficialmente os russos e os bielorrussos, tornou de facto impossível a qualificação das duas equipas nacionais para os Jogos Olímpicos de Paris.

A Federação Equestre Internacional (FEI) anunciou que a Rússia e a Bielorrússia não serão admitidas nos Jogos Olímpicos de Paris, mesmo sob bandeira neutra.

A notícia foi avançada pelos meios de comunicação social franceses, segundo os quais a FEI emitiu uma nota em que afirma que "nos sistemas de qualificação olímpica para o hipismo, a qualificação individual é assegurada pelos rankings olímpicos da FEI para saltos de obstáculos, dressage e provas, que abrangem o período de 1 de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2023".

A FEI disse ainda no mesmo comunicado que os russos e bielorrussos continuarão suspensos no próximo ano e que esta regra também se aplicará aos Jogos Paralímpicos. Tal como o movimento olímpico no seu conjunto, a FEI tinha suspendido os cavaleiros, cavalos e oficiais russos, uma decisão que foi confirmada e prolongada até agora.

No entanto, a 8 de dezembro, o Comité Olímpico Internacional aprovou a participação de atletas russos e bielorrussos nos Olímpicos-2024, mas com estatuto neutro, ou seja, sem bandeira, brasão ou hino. Ao contrário da maioria das outras disciplinas, o desporto equestre decidiu resolver a questão de uma forma diferente.

Menções