Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Feminino: Alex Morgan, a reforma de uma futebolista americana brilhante

Julie Marchetti
Alex Morgan em junho passado.
Alex Morgan em junho passado.C. MORGAN ENGEL/ GETTY IMAGES NORTH AMERICA/ Getty Images via AFP
Esta sexta-feira à tarde, Alex Morgan anunciou a sua reforma. Deixa para trás um legado colossal no mundo do futebol, tanto a nível de clubes como a nível internacional.

"Vou ser rápida a dar a notícia: vou reformar-me. Não foi uma decisão fácil de tomar. O futebol faz parte de mim há 30 anos. Foi a primeira coisa que amei e dei tudo por este desporto. Alex Morgan publicou o início da sua mensagem de despedida ao mundo do futebol na sexta-feira através da sua conta X.

Histórica avançada americana, Morgan desempenhou um papel ativo no desenvolvimento do seu desporto e ganhou tudo o que havia para ganhar.

Um impacto para além do campo

O futebol é um desporto importante para as mulheres nos Estados Unidos. Mais do que em muitos outros países. Nas últimas décadas, o mundo do futebol assistiu a mudanças drásticas no que diz respeito à integração das mulheres. E Alex Morgan tem contribuído para isso.

Apesar de as suas capacidades ofensivas terem feito dela a melhor jogadora em várias ocasiões, Morgan tem apoiado causas que lhe são caras e ajudado a desenvolver ainda mais o futebol no feminino. Em primeiro lugar, no seu próprio país. Graças a ela e à sua equipa dos Estados Unidos, as jogadoras obtiveram, em maio de 2022, a igualdade salarial com os seus homólogos masculinos.

Esta posição levou-a a entrar na lista das 100 pessoas mais influentes do planeta da revista Time em 2019, e deu credibilidade à sua causa, que foi validada pela sua federação.

"Sempre dei tudo de mim ao desporto, ao desenvolvimento do desporto feminino porque o merecemos (...)", recordou, em lágrimas, no seu vídeo publicado em 5 de setembro de 2024. "A minha filha disse-me recentemente que queria ser futebolista quando crescesse, e isso deixou-me orgulhosa porque agora as raparigas também podem sonhar em seguir esse caminho. O impacto que tivemos na próxima geração é incrível. Orgulho-me de ter liderado a luta para que isso acontecesse".

Depois de se ter tornado um verdadeiro ícone graças ao seu estatuto e às suas prestações em campo, a co-capitã da WSNT foi também escolhida em 2015 para ser a figura de proa do FIFA16 e garantir a entrada das equipas femininas no videojogo.

Uma jogadora estrela

Alex Morgan também é um nome conhecido graças às suas deslumbrantes atuações em campo. Seja nos Estados Unidos, em França ou em Inglaterra, a jogadora distinguiu-se em mais do que uma ocasião, confirmando o seu estatuto de atacante de estrela.

A avançada acumula uma série de troféus durante a sua carreira, que começou em 2010. Entre os títulos conquistados estão dois Mundiais, uma medalha olímpica, uma Liga dos Campeões, além de títulos da Liga e da CONCACAF.

No próximo domingo, dia 8, ela disputa a sua última partida pelo San Diego Waves contra o North Carolina Courage. O futebol feminino perderá para sempre uma das suas estrelas mais brilhantes, mas a sua influência em todo o mundo jamais será esquecida.