Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

FIFA aponta a um "festival" mundial para os jovens com menos de 15 anos

Flashscore, avec AFP
Infantino em Banguecoque esta sexta-feira.
Infantino em Banguecoque esta sexta-feira.MANAN VATSYAYANA/AFP
O presidente da FIFA, Gianni Infantino, falou esta sexta-feira da possibilidade de criar um torneio mundial para rapazes e raparigas com menos de 15 anos, numa altura em que o organismo dirigente tem vindo a alargar constantemente as suas competições nos últimos anos.

"Ainda seria maravilhoso poder imaginar um Campeonato do Mundo de Sub-15, ou melhor, talvez um festival", disse o dirigente suíço-italiano no 74.º Congresso da organização, em Banguecoque.

Não se trataria de uma fase final após os jogos de qualificação, mas as 211 federações membros da FIFA "deveriam poder enviar uma equipa para este festival algures no mundo", imaginou o patrão do futebol mundial.

"Portanto, vai ser complicado, vai ser difícil, vai ser caro, isso é claro. No entanto, valeria a pena pensar nisso. Por isso, vamos pensar nisso e ver o que é viável", prometeu.

Entre outros projetos, dois dias depois de ter fixado o início de 2026 como data para o primeiro Campeonato do Mundo de Clubes Femininos com 16 equipas, o presidente da FIFA anunciou também "digressões mundiais das Lendas" - glórias do futebol reformadas pagas pelo organismo. "E porque não pensar também num Campeonato do Mundo de Lendas, isso poderia ser interessante", concluiu o executivo.

Enquanto o sindicato mundial de jogadores FIFPro e a Associação Mundial de Ligas apelaram esta semana à FIFA para rever o calendário do Campeonato do Mundo de Clubes Masculinos de 2025, com 32 equipas, Gianni Infantino afirmou que o organismo organizou apenas "1% dos jogos dos maiores clubes do mundo".

"As receitas que geramos são depois redistribuídas por 211 países e nenhuma outra organização faz isso", defendeu.

Sob a presidência de Infantino, o Campeonato do Mundo de Futebol Feminino será alargado de 24 para 32 equipas em 2023, o Campeonato do Mundo de Futebol Masculino será alargado de 32 para 48 equipas em 2026 e o Campeonato do Mundo de Sub-17 passará de bienal a anual a partir de 2025, ao mesmo tempo que o seu número aumentará tanto para rapazes como para raparigas. Por outro lado, não conseguiu mudar a sua principal competição para um formato bienal, tendo atirado a toalha ao chão no início de 2022, perante a oposição considerável de confederações, campeonatos, clubes e até de partes do mundo olímpico.