Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

FIFA vai introduzir sistema de apoio em vídeo para treinadores

David Olivares
Pierluigi Collina presidente às decisões da arbitragem na FIFA
Pierluigi Collina presidente às decisões da arbitragem na FIFADANIEL GARZÓN HERAZO/ NurPhoto/ NurPhoto via AFP
Este novo VAR, que já foi testado no Campeonato do Mundo Feminino de Sub-20, poderá ser introduzido a todos os níveis. Este sistema de análise vídeo está disponível para os treinadores e não para os árbitros.

Assim, os treinadores poderão solicitá-lo para apresentar queixas sobre determinadas jogadas. A FIFA espera receber muito em breve autorização do International Board para acrescentar o apoio vídeo ao futebol em todas as competições.

Os treinadores poderão assim questionar as decisões dos árbitros durante os jogos, através de um sistema de repetição dos lances que não é operado por um árbitro. Não se trata de uma extensão do VAR, mas algo diferente, de acordo com o que explicou Pierluigi Collina.

"Os treinadores têm um número limitado de pedidos de revisão e perdem-nos se não forem bem sucedidos”, salienta o italiano. “É por isso que têm o cuidado de não desperdiçar durante o jogo. Pode acontecer que façam uma espécie de 'última tentativa' para um incidente que ocorra no final do jogo, mas isso não daria necessariamente uma vantagem tática", atirou o antigo árbitro.

Menções