Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Filipe Toledo anuncia o seu regresso à World Surf League em 2025

Filipe Toledo em plena competição.
Filipe Toledo em plena competição.William Lucas/COB
O campeão mundial de 2022 e 2023 anunciou que vai regressar ao circuito no próximo ano, depois de ter feito uma pausa esta época para cuidar da sua saúde mental.

"Estaremos de volta em 2025, preparados e treinados para encarar o circuito mundial por mais um tempo", disse o surfista de 29 anos em entrevista ao site Globo Esporte, publicada nesta terça-feira.

Único brasileiro a vencer dois campeonatos mundiais consecutivos da WSL, Filipinho anunciou em fevereiro, no final da primeira etapa do Tour 2024, que se afastaria das competições para "cuidar" de si e focar-se nos Jogos Olímpicos de Paris.

Nos Jogos, cujas provas de surf decorreram no Taiti, na Polinésia Francesa, foi eliminado nos oitavos de final pelo japonês Reo Inaba.

Na altura em que anunciou o seu descanso, Toledo garantiu que a WSL lhe iria conceder um convite para a competição do próximo ano.

"Volto mais descontraído, mais calmo e vou a tudo. Aquele Filipe passivo e calmo já não existe. Vou voltar a ser o Filipe mais agressivo dos meus primeiros tempos no circuito", disse.

Toledo disse que começou a sofrer de depressão no início de 2019, depois de perder um jogo em Bells Beach, na Austrália, para o americano John John Florence, que conquistou este ano o seu terceiro título mundial.

À "dor" da derrota, disse, juntaram-se as pressões de responder aos patrocinadores e às expectativas desportivas, bem como estar longe da mulher e dos filhos devido às inúmeras viagens para competir.

"O mais importante é mostrar ao mundo inteiro que ninguém é uma máquina. Somos humanos e passamos por isso", disse ele.

O brasileiro Gabriel Medina, tricampeão mundial e medalha de bronze em Paris-2024, também fez uma pausa na corrida de 2022 para tratar de uma depressão.