Flashback: A procura do Manchester United por um sucessor à altura na era pós-Ferguson
Em outubro, Ten Hag foi o último treinador pós-Ferguson a ser despedido e outro homem está a chegar com a tarefa de devolver os Red Devils à glória e recapturar a era de sucesso de Alex Ferguson. No entanto, nem o próprio ficou livre de ver o seu mandato em Old Trafford a chegar a um fim precoce.
A um passo do Arsenal
Alex Ferguson foi nomeado treinador do Manchester United há 38 anos, a 6 de novembro de 1986. Sabia que Esteve perto de ser treinador do Arsenal? A equipa londrina procurava ativamente um novo treinador na primavera de 1986 e começou por oferecer o lugar a Terry Venables, na altura no Barcelona, mas este recusou.
Os gunners concentraram então a sua atenção no interessante Alex Ferguson, do Aberdeen. No entanto, nessa altura, Ferguson estava também temporariamente à frente da seleção escocesa, porque o seu treinador, John Stein, morreu em setembro de 1985 (durante um jogo de qualificação, devido a insuficiência cardíaca).
Por conseguinte, Ferguson continuou a ser o treinador do Aberdeen. O escocês era um bom gestor, não se opunha a uma mudança para Inglaterra, mas o Campeonato do Mundo estava à porta no verão de 1986, para o qual a Escócia se qualificou. O escocês suspendeu a proposta do Arsenal, dizendo que só iniciaria as negociações após o Mundial.
Mas o Arsenal estava à procura de um treinador com urgência e acabou por apostar no jovem George Graham, do Millwall. Imagine se não tivesse havido Mundial nesse ano, se a seleção escocesa não tivesse perdido o seu treinador, ou se os escoceses não se tivessem qualificado para o torneio... Em suma, o Arsenal esteve perto de ter Alex Ferguson, o homem que é hoje um símbolo inseparável do grande rival.
Início difícil em Old Trafford
Em 1986, quando Alex Ferguson se tornou treinador do Manchester United, o clube estava entre as melhores equipas da primeira divisão inglesa, apesar de não vencer o campeonato há duas décadas (a última vez tinha sido em 1967, na era de Matt Busby). Após a chegada de Alex Ferguson, foi preciso muito tempo para que os Red Devils se estabelecessem como um clube de topo, tal como o conhecemos a partir da década de 1990.
Na primeira época sob o comando de Ferguson (1986/1987), o Manchester United terminou em 11.º lugar. Na época seguinte, subiu para o segundo lugar (a nove pontos do vencedor Liverpool), mas um ano mais tarde voltou a descer - novamente em 11º lugar.
Quando os Red Devils terminaram em 13.º lugar na época 1989/1990, especulou-se que Ferguson seria despdido. A vitória na segunda mão da final da Taça de Inglaterra contra o Crystal Palace (depois de um empate 3-3 na primeira mão) foi decisiva para o técnico, que conquistou assim o primeiro troféu em quatro anos de clube.
A máquina de troféus
Em 1991, o Manchester United derrotou o Barcelona na final da Taça dos Vencedores das Taças e, em seguida, conquistou a Supertaça da UEFA, depois de derrotar o Estrelha Vermelha, vencedor da Taça dos Campeões Europeus (precursora da Liga dos Campeões). Em 1992/1993, a primeira divisão inglesa foi lançada sob a marca Premier League, e os Red Devils assumiram desde logo a hegemonia na competição. Logo no primeiro ano, o United conquistou o título de campeão inglês e, no ano seguinte, além de defender o título, conquistou a Taça de Inglaterra.
Nas 21 épocas na Premier League (até 2013), durante as quais Ferguson esteve no banco do Manchester United, os Red Devils conquistaram 13 títulos de campeão. A isso somam-se ainda cinco Taças de Inglaterra, quatro Taças da Liga e 10 Supertaças de Inglaterra. A nível internacional, também conquistaram a Europa e no mundo.
Venceram duas vezes a Liga dos Campeões, a Supertaça da UEFA, a Taça dos Vencedores das Taças, o Campeonato do Mundo de Clubes e a Taça Intercontinental. Foi um feito inexcedível quando o United conquistou o triplete na época 1998/1999, vencendo a Premier League, a Taça de Inglaterra e a Liga dos Campeões (após uma reviravolta fenomenal de 0-1 para 2-1 sobre o Bayern de Munique nos descontos, com golos de Teddy Sheringham e Ole Gunnar Solskjær). Após este sucesso, Alex Ferguson foi nomeado cavaleiro e recebeu o título de Sir pelos seus serviços ao futebol britânico.
A procura pelo "novo Sir Alex"
Sir Alex Ferguson é sinónimo da grande era e dos troféus do Manchester United. Graças a ele, os Red Devils tornaram-se o clube mais famoso do mundo. Durante as 27 épocas ao comando, levantou 38 troféus. Para além disso, tinha uma percentagem de vitórias admirável, que nenhum dos seus sucessores conseguiu igualar.
O próximo a tentar é Ruben Amorim, que assumirá o comando do Manchester United depois de cinco anos no Sporting, a 11 de novembro. Será que o português vai voltar a fazer de Old Trafford o Teatro dos Sonhos e das memórias de Sir Alex?