Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

FlashFocus: Roménia quer acabar com jejum de 28 anos nos Mundiais

Costel Demian
O regresso da Roménia
O regresso da RoméniaČTK / AP / Petros Karadjias / Flashscore
Depois de ter saído da fase de grupos do Euro-2024 de uma campanha impecável na Liga das Nações, a seleção romena espera qualificar-se para o Campeonato do Mundo de 2026 no Canadá, México e Estados Unidos.

Sob a liderança de Mircea Lucescu, a seleção romena parece ter recuperado a antiga glória. No entanto, não esqueçamos que o renascimento começou com Edward Iordănescu, que qualificou a equipa tricolor para um Europeu após oito anos de espera. O desempenho no Euro-2024, onde a Roménia venceu um grupo considerado o mais equilibrado da história do torneio, reacendeu as chamas da paixão na alma dos adeptos.

Edward Iordănescu praticamente lançou as bases da "Geração Alma", como chamou o atual grupo de jogadores nas vésperas do Campeonato da Europa, e Mircea Lucescu continua a construir.

Prova disso é o facto de o primeiro jogo do novo ciclo, disputado em casa, ter suscitado grande interesse. Mais de 28 mil adeptos encheram as bancadas do estádio Ghencea (capacidade total de 31.254 pessoas) para assistir à vitória sobre a Lituânia.

Para o jogo contra o Kosovo (15 de novembro), foram vendidos mais de 40 mil bilhetes em apenas 72 horas.

Confirmação dos "jovens"

Após as quatro primeiras jornadas da Liga das Nações, a Roménia e a Grécia são as duas únicas nações com o máximo de pontos.

Mas o sucesso da equipa tricolor não é uma coincidência. O sucesso da seleção principal é, em grande parte, o resultado de um trabalho árduo. Muitos dos jogadores que agora brilham na cena internacional fizeram parte da geração que chegou às meias-finais do Euro sub-21 em 2019. Estes jovens talentosos continuaram a progredir e estão agora a colher os frutos.

O alinhamento de defesas é liderado por Radu Drăgușin (22), por quem o Tottenham pagou 25 milhões de euros ao Génova no início de 2024. Andrei Rațiu (26) ganhou o seu lugar de titular no Rayo Vallecano e espera-se que se mude para uma equipa maior no verão.

O meio-campo é dominado por jogadores da Série A. Răzvan Marin (28) bloqueia os ataques dos adversários e é muitas vezes decisivo na outra área. O jogador do Cagliari é mesmo o melhor marcador da seleção nacional nesta edição da Liga das Nações (4 golos).

No entanto, o avançado mais influente é, sem dúvida, Dennis Man (26 anos). O extremo direito do Parma marcou dois golos e fez duas assistências. No flanco esquerdo está o colega de equipa Valentin Mihailă (24), também com um golo e uma assistência decisiva em quatro jogos da Liga das Nações.

A explosão no ataque é completada por Denis Drăguș (25), do Trabzonspor. O avançado tem levado a melhor sobre os seus adversários e marcou dois golos nos últimos quatro jogos.

Os titulares da Roménia contra a Lituânia
Os titulares da Roménia contra a LituâniaFlashscore

Apenas cinco dos 26 jogadores incluídos na equipa para os jogos contra o Kosovo e Chipre têm mais de 30 anos. De acordo com o Flashscore, os jogadores romenos mais valiosos são Radu Drăgușin (24,8 milhões de euros) e Dennis Man (15,7 milhões de euros).

Depois da participação no Euro-2024 e de uma excelente campanha na Liga das Nações, a seleção romena vai agora tentar qualificar-se para o Campeonato do Mundo, torneio onde não disputa a fase final desde 1998.

No sorteio, a seleção tricolor vai estar no segundo pote, o que significa que terá de enfrentar equipas de topo como a França, a Bélgica e a Inglaterra. A Roménia chega à fase de qualificação com uma equipa relativamente jovem, mas resta saber se está suficientemente madura para o conseguir.