Flashscore Focus: Quando os irmãos jogam por países diferentes
Kevin Prince e Jérôme Boateng: Um duelo fratricida no Mundial
Talvez os irmãos mais famosos que alguma vez se defrontaram com a camisola de diferentes seleções nacionais sejam Kevin-Prince e Jérome Boateng. Ambos nasceram em Berlim, tinham o mesmo pai ganês, mas mães diferentes (alemãs em ambos os casos). Jogaram pela Alemanha nas seleções jovens, mas como séniores, Kevin-Prince, um ano e meio mais velho, decidiu representar o país do pai. Fez 15 jogos com a camisola do Gana. Pouco depois do seu 21.º aniversário, Jérome já se tinha estreado na seleção principal da Alemanha. Fez um total de 76 jogos pela Mannschaft, vencendo o Campeonato do Mundo de 2014, onde os alemães defrontaram o Gana na fase de grupos (o jogo terminou 2-2), entre outros. Os dois irmãos Boateng foram titulares nas equipas das respetivas selecções.
Kevin-Prince e Jérome têm um irmão ainda mais velho, George. Os três são formados no Hertha Berlim. No entanto, George não chegou a jogar futebol profissionalmente.
Iñaki e Nico Williams: Bascos com raízes ganesas
Iñaki Williams é filho de pais ganeses e nasceu em Bilbau, no País Basco, no norte de Espanha. Passou a maior parte da sua infância na cidade vizinha de Osasuna, onde o seu irmão Nico se juntou à família. Posteriormente, ambos passaram a fazer parte da academia de futebol do Athletic Bilbao, um clube famoso por só permitir que bascos ou futebolistas nascidos na região joguem no clube. Iñaki e Nico jogam agora juntos na equipa A do Bilbao, na LaLiga. Ambos passaram pelas seleções nacionais jovens da sua Espanha natal, chegando mesmo à equipa A. No entanto, o mais velho, Iñaki, só fez uma aparição e mais tarde decidiu representar o país dos seus pais. Nico foi convocado pela primeira vez para a seleção espanhola aos 20 anos, em 2022.
A família Pogba: três irmãos, três cargos, duas equipas nacionais
Paul Pogba, Campeão do Mundo com a França em 2018, e há muito tempo um elo importante no meio-campo da Juventus e do Manchester United, nasceu em Lagny-sur-Marne, perto de Paris, em 1993. Os seus pais são ambos da Guiné e vieram para França com mais dois filhos, os gémeos Florentin e Mathias, que nasceram em Conacri, a capital do país da África Ocidental.
Florentin e Mathias também jogaram futebol a nível profissional e ambos representaram a Guiné. O defesa Florentin disputou 31 jogos pelo seu país natal, enquanto o avançado Mathias disputou cinco jogos internacionais. Florentin Pogba passou a maior parte da sua carreira com a camisola do Saint-Étienne, tendo também jogado noutros clubes franceses, como o Sedan e o Sochaux. Trabalhou brevemente nos Estados Unidos ou na Índia. Mathias Pogba jogou principalmente nas competições inglesas inferiores, na segunda liga escocesa e na primeira liga com o Sparta de Roterdão, nos Países Baixos.
Zouma: a família centro-africana de centrais
O apelido Zouma é sobretudo conhecido por Kurt Zouma, o guarda-redes do West Ham e 11 vezes internacional francês. Ele nasceu em Lyon, assim como seus dois irmãos, o mais velho Lionel e o mais novo Yoan. Os seus pais emigraram para França oriundos da República Centro-Africana. Os três irmãos são defesas centrais. Além de Kurt, Lionel também fez parte da seleção nacional, mas não da francesa, tendo representado (embora apenas uma vez) o seu país de origem, a República Centro-Africana.
Lionel passou a maior parte da sua carreira no Sochaux, em França, onde jogou na Ligue 1. Depois, mudou-se para a Grécia ou Omã. Yoan joga nas ligas inferiores inglesas.
Os irmãos Xhaka no Euro
Taulant e Granit Xhak, bem como o seu irmão mais novo Agon, nasceram na Suíça, para onde os seus pais, albaneses do Kosovo, emigraram no início da década de 90. O mais velho, Taulant, representou a Suíça em todas as seleções jovens, mas passou para a seleção da Albânia como sénior. Fez toda a sua carreira na sua cidade natal, Basileia. Granit também começou lá, depois foi para o Borussia Mönchengladbach, passou sete temporadas no Arsenal e agora defende as cores do Bayer Leverkusen. Agon, o mais novo do trio de irmãos, também é jogador de futebol, mas não chegou ao nível profissional.
Thiago Alcântara e Rafinha: Espanha, Brasil ou Itália?
Outra dupla de irmãos famosa é formada por Thiago Alcântara, atualmente médio do Liverpool e internacional de longa data pelo Bayern de Munique, Barcelona e Espanha, e Rafinha, médio brasileiro que se notabilizou no Barcelona e no Paris Saint-Germain. O pai é Mazinho, campeão do mundo com o Brasil em 1994, e a mãe Valéria é uma antiga jogadora de voleibol brasileira.
Thiago nasceu em Itália, onde Mazinho jogou no Lecce e na Fiorentina. Após a sua transferência para o Palmeiras, o seu irmão Rafael Alcântara, conhecido como Rafinha, juntou-se à família. No entanto, os outros compromissos de Mazinho (no Valência, depois no Celta de Vigo e no Elche) levaram a família a mudar-se para Espanha. Tanto Thiago como Rafinha passaram a maior parte da sua infância lá. Ambos acabaram por ser educados no futebol pela academia do Barcelona, a famosa La Masia.
Como Thiago é brasileiro de nascimento, nascido em Itália e criado em Espanha, podia escolher qual dos três países iria representar no futebol. No final, escolheu Espanha. Rafinha, nascido em São Paulo, Brasil, começou por jogar pela Espanha nas seleções jovens, mas depois mudou para a canarinha. A sua maior motivação para a mudança foi a oportunidade de representar a equipa da casa nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, e valeu a pena - os brasileiros ganharam uma medalha de ouro nos Jogos.