Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Foi preciso mostrar os dentes para a muralha cair: Sporting vence Portimonense (1-0)

Atualizado
Leão sentiu dificuldades em Portimão
Leão sentiu dificuldades em PortimãoOpta by Stats Perform, LUSA
O Sporting conseguiu a quarta vitória consecutiva em todas as competições e coloca pressão no terceiro classificado, SC Braga, e no acesso à Liga dos Campeões. Paulinho foi o único a fazer cair a resistência de um Portimonense que sofreu a primeira derrota caseira no ano de 2023.

Mudanças

Em relação à equipa de perdeu com o Famalicão, Paulo Sérgio fez uma alteração essencialmente estrutural, no Portimonense. Com quatro centrais de raiz em campo (Park, Pedrão, Lucas e Relvas), o treinador algarvio deixou Wellinton Júnior sozinho na frente de ataque, colocou Seck e Zie Ouattara os corredores, com o trio do meio-campo a sobreviver.

Por seu lado, Rúben Amorim fez cinco mudanças na equipa do Sporting, em relação à que venceu o Estoril. Gonçalo Inácio e Diomande juntaram-se a Coates na defesa, Ugarte entrou para o meio-campo, Esgaio para o lado direito da defesa e Chermiti ocupou o lugar de Paulinho na frente do ataque.

As escolhas dos dois treinadores
As escolhas dos dois treinadores Flashscore

Leão sem instinto matador

Olhando para as equipas no papel, foi fácil de prever o que ia acontecer no terreno de jogo. Remetido a um bloco baixo, com seis defesas, o Portimonense preocupou-se mais em absorver a pressão do Sporting, que ia controlando a posse de bola e empurrando os algarvios para perto da baliza de Nakamura.

Lateral-direito no papel, Pedrão jogou muito centrado
Lateral-direito no papel, Pedrão jogou muito centradoOpta by Stats Perform

Ugarte, Gonçalo Inácio e Marcus Edwards todos visaram as redes algarvias, mas não conseguiram enquadrar os remates, todos feitos dentro do quarto de hora. É então que que surgem as melhores oportunidades para um leão que mostrou não ter instinto matador.

Começou aos 17 minutos, com Pedro Gonçalves a rematar na sequência de um canto, Kosuke defendeu e na recarga, Morita viu Pedrão retirar-lhe a bola em cima da linha de baliza. Aos 28 minutos, Nuno Santos cruzou na esquerda, e Pedro Gonçalves, no coração da área, rematou por cima. Seguiu-se o falhanço de Marcus Edwards (32 minutos) que se antecipou a Seck, mas não conseguiu enquadrar o remate.

E é nos últimos minutos da primeira parte que surge a oportunidade de ouro. Aos 41 minutos, Gustavo Correia assinala falta de Ouattara sobre Nuno Santos, fora da área. Contudo, após recurso ao VAR, verifica-se que a infração foi cometida dentro e é assinalado o penálti.

Chamado a converter, Pedro Gonçalves, um dos melhores marcadores do campeonato, rematou por cima e desperdiçou a hipótese de o Sporting ir em vantagem para o primeiro tempo.

O histórico de penáltis de Pedro Gonçalves
O histórico de penáltis de Pedro GonçalvesOpta by Stats Perform

Reveja aqui as principais incidências da partida

Uma (Naka)muralha intransponível

O segundo tempo começou com a mesma toada do primeiro. E estavam decorridos poucos segundos quando o cruzamento de Edwards, na esquerda, foi desviado por Park contra a própria trave

Seguiu-se um festival de defesas de Kosuke Nakamura. Internacional pelo Japão em seis ocasiões e a cumprir a terceira temporada no Portimonense, o guarda-redes de 28 anos mostrou-se a grande nível, ao defender os remates de Pedro Gonçalves (51 e 73 minutos, este último com o jogador leonino isolado) e Esgaio (63 minutos). Pelo meio, Pote voltou a ter uma excelente oportunidade, após cruzamento de Matheus Reis, mas acertou no poste.

O ímpeto ofensivo dos leões
O ímpeto ofensivo dos leõesOpta by Stats Perform

Não consegue marcar, assiste

A exasperar com a incapacidade finalizadora da equipa, Rúben Amorim lançou Paulinho aos 74 minutos e a equipa do Sporting passou a apresentar-se num pouco habitual 4x4x2 (Matheus Reis como lateral esquerdo e Paulinho junto a Chermiti) e a mudança parece ter surtido efeito.

Agora a jogar no meio-campo, ao lado de Morita, Pedro Gonçalves, que esteve de pontaria desafinada, encontrou Paulinho na área com um grande passe e o internacional português, de primeira, rematou para o fundo das redes. Primeiro golo do avançado na Liga no ano civil de 2023 e um respirar de alívio dos adeptos leoninos.

Que não tardaram a ficar com o coração nas mãos. A perder, o Portimonense esboçou uma resposta e por entre algumas dificuldades, António Adán segurou a vantagem leonina ao deter os remates de Pedrão e Yony González.

Alcançada a quarta vitória consecutiva, o Sporting encontra-se no quarto lugar com 47 pontos e coloca pressão no SC Braga (49 pontos), que ocupa a última vaga de acesso à Liga dos Campeões. Já o Portimonense perdeu pela primeira vez em casa, em 2023 e está no 12.º lugar, com 26 pontos.

A classificação da Liga
A classificação da LigaFlashscore

Homem do jogo Flashscore: Paulinho (Sporting)

Os números da partida
Os números da partida Opta by Stats Perform