Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Francisca Veselko e Frederico Morais eliminados no Mundial de Surf em El Salvador

Francisca Veselko e Frederico Morais eliminados no Mundial de Surf em El Salvador
Francisca Veselko e Frederico Morais eliminados no Mundial de Surf em El SalvadorLUSA
Os surfistas Francisca Veselko e Frederico Morais, os dois últimos resistentes da seleção portuguesa que ainda estavam em prova no Mundial ISA, em El Salvador, foram esta quarta-feira eliminados nas repescagens.

Kika Veselko, campeã mundial de juniores da Liga Mundial de Surf (WSL), chegou à quinta ronda do quadro principal, mas foi relegada para a ronda de repescagens, e despediu-se da competição na terceira bateria da oitava ronda ao somar 6,76 pontos, batida por Leilani Mcgonagle (Costa Rica), com 14,00, Erin Brooks (Canadá), com 12,60, e Candelaria Resano (Nicarágua), com 9,70.

Por seu turno, Frederico Morais passou a oitava ronda da repescagem, após a não comparência dos brasileiros Gabriel Medina e João Chianca, e foi eliminado na ronda seguinte, na primeira bateria, com 11,73 pontos, a 0,27 do segundo posto, que dava a qualificação, que ficou com o canadiano Cody Young, enquanto o francês Kauili Vaast venceu a bateria com 15,17.

"Frederico foi arredado pela luta da qualificação na sua bateria das repescagens por julgamento, no mínimo, discutível", acusou o selecionador português, David Raimundo, citado em comunicado de imprensa pela Federação Portuguesa de Surf (FPS), vincando que "a sua última onda foi claramente a melhor onda do heat (bateria)".

E acrescentou: "Terminamos com sabor a injustiça, mas demos tudo, pois acreditamos que se ele passasse esta bateria, alcançaria a vaga olímpica para o melhor europeu".

Já o presidente da Federação Portuguesa de Surf, e líder da comitiva nacional, João Aranha, elogiou a entrega dos atletas nacionais: "Este foi um campeonato muito duro, muito longo em que a nossa equipa esteve ao mais alto nível. Encheram-nos de orgulho lutando até aos últimos minutos. Infelizmente, não tivemos a melhor sorte, mas continuaremos a trabalhar para melhorar e evoluir".