Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Francisco Neto: "O nosso grande objetivo é potenciar jogadoras e protegê-las"

LUSA
Francisco Neto projetou duelo com a Coreia do Sul
Francisco Neto projetou duelo com a Coreia do SulAFP
O selecionador nacional de futebol feminino, Francisco Neto, avaliou o estágio de preparação para o apuramento para o Campeonato da Europa de 2025, associada à estreia de novas jogadoras ao serviço de Portugal, como um “processo”.

Acompanhe as principais incidências do jogo

Em antevisão ao encontro de preparação com a Coreia do Sul, Francisco Neto explicou que todas as jogadoras se encontram cientes, desde o primeiro dia de estágio, que se realiza na Cidade do Futebol, em Oeiras, em relação ao processo a que se refere, cujo intuito passa por fazer a equipa “crescer”.

“Foi muito claro, desde o primeiro dia, para as jogadoras, que este é um processo que não é só estrear (novas jogadoras), é crescer. Nós trouxemo-las e o grande objetivo do estágio era este, estes dois lados: o lado do processo de treino, ter o treino para as fazer crescer e nós, enquanto equipa técnica, também percebemos qual é a mais-valia delas dentro de um contexto deste nível e depois o jogo será consequência daquilo que foi o trabalho delas”, afirmou o selecionador.

O embate com a congénere coreana dará por terminado o estágio diferente do que tem sido habitual, com um número alargado de jogadoras convocadas (30) e com dois grupos, de sete atletas cada, a revezar-se, alternando entre dois jogos de preparação. Uma ideia que Francisco Neto havia revelado ter pensado após conversa com o selecionador nacional masculino, Roberto Martínez.

Os últimos jogos de Portugal
Os últimos jogos de PortugalFlashscore

“O nosso grande objetivo é potenciar jogadoras e protegê-las. Nesse sentido, o que achamos é que o estágio foi muito bem conseguido e é essa a grande mensagem que vou passar ao mister Roberto (Martínez)”, assinalou.

O jogo perante a Coreia do Sul, marcado para esta terça-feira no Estoril, pode permitir as estreias como internacionais A às guarda-redes Bárbara Santos e Sierra Cota-Yarde e às defesas Giovana Maia e Inês Maia, cuja qualidade elogiou, garantindo ainda não ficar surpreendido relativamente ao valor que encontrou nestas jogadoras em particular.

Sobre o adversário que Portugal terá pela frente, Francisco Neto destacou o seu nível competitivo, lembrando a sua recente participação no Campeonato do Mundo, tal como a equipa portuguesa.

O foco para a realização deste teste internacional encontra-se na disputa da fase de apuramento para o Euro 2025.

“O nosso objetivo é ir ao campeonato da Europa e sabemos que, ou na fase de grupos (de qualificação) ou depois nos play-offs vamos encontrar equipas de topo mundial”, alertou.

O aviso de Carole Costa

Também presente na conferência de imprensa de antevisão ao jogo, Carole Costa, uma das capitãs de equipa, destacou a qualidade da Coreia do Sul, esperando encontrar dificuldades e um embate exigente.

“À semelhança da nossa equipa, tem muita técnica e algumas semelhanças no ataque ao último terço. Vai ser uma equipa difícil, mas certamente vamos sair vitoriosas”, disse a defesa do Benfica.

Carole Costa juntou-se no final da passada semana à concentração, não tendo por isso participado na primeira partida de preparação, ante a República Checa, mas não se poupou nos elogios à prestação da equipa, que triunfou por 3-1.

O jogo entre Portugal e a Coreia do Sul está agendado para terça-feira, pelas 18:15, no Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril.