Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Francisco Pereira vence segunda etapa do Grande Prémio Douro Internacional

LUSA
Francisco Pereira venceu mas etapa foi neutralizada devido ao mau tempo
Francisco Pereira venceu mas etapa foi neutralizada devido ao mau tempoFederação Portuguesa de Ciclismo
O ciclista Francisco Pereira (ABTF-Feirense) ganhou este sábado a segunda etapa do Grande Prémio Douro Internacional, mas a etapa foi neutralizada devido ao mau tempo, pelo que Francisco Peñuela (Rádio Popular-Paredes-Boavista) manteve a camisola amarela.

A tirada de 147,2 quilómetros ligou Santa Marta de Penaguião (Vila Real) a Carrazeda de Ansiães (Bragança), mas as condições meteorológicas adversas levaram a organização a neutralizá-la a cerca de 20 quilómetros do fim, e os tempos não contaram para a geral.

Foi logo após o 'sprint' especial da Casa dos Peixinhos que se deu a fuga do dia, com oito corredores a conquistarem rapidamente uma vantagem de 3.55 minutos para o pelotão, com cerca de 25 quilómetros percorridos.

O grupo, formado por Rodrigo Caixas (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car), Miguel Salgueiro (AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense), Gaspar Gonçalves (Aviludo-Louletano-Loulé Concelho), Francisco Pereira (ABTF-Feirense), Jorge Galvez (Zamora Enamora), Franklin Chacón (CCL-Matdiver-Anastácio Mendes & Mendes) e Deetray Jarret (Technosylva Maglia Bembirre), passou a apenas sete elementos depois de Franklin Chacón descolar, mas a vantagem continuou a aumentar.

Ao fim de 91 quilómetros, quando os sete fugitivos seguiam com 4.30 minutos de vantagem, a corrida teve de ser neutralizada no contagem de montanha do Alto de Cavalo, por questões de segurança.

Devido às condições meteorológicas adversas, que fizeram com que a descida se tornasse demasiado escorregadia, a organização optou por fazer a descida a ritmo controlado, retomando depois a prova ao quilómetro 105, com os tempos de fuga inalterados.

Mais de meia hora volvida e já depois da descida em marcha lenta, os ciclistas retomaram à estrada. No entanto, apenas os sete fugitivos disputaram a vitória na etapa entre si nos últimos 20 quilómetros, enquanto o pelotão seguiu neutralizado até ao final da etapa.

Consequentemente, os tempos da etapa não contaram para a classificação geral individual, mantendo-se Francisco Peñuela (Rádio Popular-Paredes-Boavista) de amarelo.

Após várias movimentações, Francisco Pereira escapou aos colegas de fuga numa fase suave da subida, a cerca de cinco quilómetros da chegada, e só parou depois de cruzar a meta. Gaspar Gonçalves e Jorge Galvez, ambos a 16 segundos, completaram o pódio por esta ordem.

A etapa rainha desta prova está reservada para domingo e pode ser decisiva, com três exigentes contagens de montanha ao longo dos 129,6 quilómetros que vão ligar Tabuaço a Armamar.

Apesar de ser a etapa mais curta, a montanha de primeira categoria na Desejosa e a de segunda na Vila de Fontelo são desafios duros e antecedem mais um final em subida - 6,75 quilómetros com inclinação média de 6,9% e pontos que superam os 13% -, com novo prémio de montanha de primeira categoria na meta.