Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita em conversações para criar liga de boxe

Turki bin Abdul Mohsen Al-Sheikh com Anthony Joshua em Riade
Turki bin Abdul Mohsen Al-Sheikh com Anthony Joshua em RiadeReuters
O Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita (PIF) está em conversações com várias partes interessadas no boxe para criar uma liga, potencialmente remodelando o cenário competitivo do desporto, disseram à Reuters pessoas próximas do processo.

Vários promotores de renome, incluindo a Matchroom Boxing e a Golden Boy Promotions, estão envolvidos nas discussões que podem resultar num acordo que avalie a nova entidade entre 4 e 5 mil milhões de dólares, disse uma das fontes. A PIF pretende criar uma empresa que reúna os principais organizadores desportivos, na qual teria uma participação minoritária, acrescentou a pessoa em causa.

Turki al-Sheikh, um conselheiro próximo do príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, que tem estado fortemente envolvido no setor desportivo e é presidente da Saudi General Entertainment Authority, estava a supervisionar as discussões finais em torno de um potencial acordo há cerca de um mês, acrescentou uma segunda pessoa.

A Reuters não conseguiu apurar os pormenores da estruturação da liga.

Atualmente, o desporto é composto por organizações de boxe, incluindo o Conselho Mundial de Boxe, a Federação Internacional de Boxe, a Associação Mundial de Boxe e a Organização Mundial de Boxe, cada uma com as suas próprias regras para os cintos de campeão.

A Arábia Saudita investiu milhares de milhões de dólares no desporto, numa altura em que procura retirar o reino da dependência do petróleo, no âmbito do programa Visão 2030 do Príncipe Herdeiro Mohammed, que pretende atrair o turismo, impulsionar o sector privado e criar emprego.

O boxe é o mais recente desporto a atrair possíveis investimentos do PIF, que é presidido pelo príncipe herdeiro, depois de ter fechado negócios no golfe, na Fórmula 1 e no futebol. O fundo também está a considerar um investimento numa nova liga de ciclismo, segundo a Reuters.

"O boxe tem o potencial de atrair investidores para o reino", afirmou Sebastion Sons, investigador sénior da consultora CARPO.

"Há uma grande oportunidade no boxe", disse Al-Sheikh à ESPN no início deste ano. "Mas é preciso melhorar o mercado".

A SURJ Sports Investment, anteriormente denominada SRJ Sports Investments e propriedade da PIF, comprou uma participação na Liga dos Lutadores Profissionais dos Estados Unidos em agosto de 2023.

Desde então, pugilistas como o peso-pesado Tyson Fury têm-se deslocado a Riade para participar em combates, com a presença de Cristiano Ronaldo, que aderiu à liga de futebol do reino no ano passado.