Adeptos do Fortuna promovem angariação de fundos para segurar Christos Tzolis
Acompanhe as incidências da partida
Para manter o seu jogador favorito no Reno para além do final da época, os adeptos do clube da segunda divisão alemã lançaram uma campanha invulgar. Estão a recolher dinheiro para a taxa de transferência definitiva numa plataforma de donativos online e já angariaram mais de 20.000 euros através de crowdfunding. E se Tzolis conseguir levar o Fortuna à final da Taça, na quarta-feira, a soma poderá disparar.
No entanto, o terceiro colocado da segunda divisão alemã chega ao jogo contra o Bayer Leverkusen, líder invicto da Bundesliga (19:45), como franco outsider. A esperança de uma sensação tem um nome: Christos Tzolis.
Em 28 jogos esta temporada, o grego já marcou 19 golos e deu 8 assistências. Isso dá-lhe confiança. "Temos um grande jogo na quarta-feira, com a meia-final em Leverkusen, que todos esperam ansiosamente. Queremos aproveitar o dia, jogar o nosso futebol e não nos escondermos do Leverkusen", disse Tzolis após os dois golos marcados contra o Kaiserslautern no sábado. Com 17 golos, lidera a lista dos melhores marcadores da Liga 2, juntamente com Haris Tabakovic, do Berlim.
As atuações do jogador de 22 anos despertaram o desejo de muitos. O Fortuna conseguiu o empréstimo do jogador grego junto do Norwich City até ao verão. Em caso de promoção, a opção de compra é de cinco milhões de euros, e de 3,5 milhões de euros se o clube permanecer na Bundesliga 2. Ambas as quantias dificilmente são acessíveis para o Fortuna, mesmo que as boas atuações na Taça já tenham deixado mais de 3,5 milhões de euros nos seus cofres.
O Fortuna ainda terá mais dinheiro se chegar à final no dia 25 de maio, no Estádio Olímpico. O Fortuna venceu 18 partidas consecutivas da Taça da Alemanha entre 1978 e 1981, uma sequência de vitórias que ainda hoje não tem igual no futebol alemão. O Düsseldorf levantou o troféu em 1979 e 1980.
Na altura, como agora, Klaus Allofs estava lá. Allofs marcou 13 golos nos 18 jogos e agora, como diretor desportivo, quer regressar à Bundesliga com o Fortuna. Os golos de Tzolis não deverão fazer apenas a diferença na primeira meia-final da Taça desde 1996.
Aliás, o clube tem experiência em campanhas de angariação de fundos para jogadores: quando Anthony Baffoe (Fortuna Colónia) foi transferido em 1989, os Toten Hosen contribuíram com parte da taxa de transferência de cerca de 200.000 marcos. Durante a sua digressão, os punk rockers acrescentaram uma marca (Fortuna) ao preço dos bilhetes, sob o lema "Uma perna para Toni Baffoe".