Bundesliga: Do susto à Fortuna, Bochum de Paciência garante permanência nos penáltis (0-3, 5-6 g.p)
Recorde aqui as incidências do encontro
O Bochum deslocou-se até Dusseldorf com uma missão praticamente impossível. Foco na palavra "praticamente". Depois de perder em casa por 0-3, o conjunto da Bundesliga precisava de um verdadeiro milagre para garantir a permanência no play-off, frente ao conjunto da Bundesliga 2. Num misto de fé e mudança de atitude em relação à primeira mão, o Bochum foi acreditando.
Gonçalo Paciência passou os 90 minutos no banco de suplentes, mas teve direito a meia hora de jogo, tudo porque o Bochum recuperou do descalabro caseiro com uma resposta idêntica em casa do Fortuna Dusseldorf, levando a eliminatória para o prolongamento.
Após terminar a Bundesliga 2 no 3.º lugar, lutando pela subida praticamente até ao final, o Fortuna tinha uma vantagem confortável na eliminatória e nem o golo de Philipp Hofmann (18') fez esmorecer a confiança dos adeptos da casa, ainda motivados ao intervalo, altura em que o Fortuna tinha dois golos de vantagem.
No entanto, tudo mudou na segunda parte e muito por causa de Kevin Stoger, ex-Fortuna Dusseldorf. O médio encheu o campo e fez a diferença no momento da decisão ao assistir para o bis de Hofmann (66') e, logo a seguir, ao empatar a eliminatória de penálti (70').
Assim, num ápice, tudo mudou. Incrédulos, os adeptos do Fortuna Dusseldorf tiveram o período mais silencioso de todo o encontro, mas os minutos finais acabaram por ser mal jogados. O nervosismo deu lugar ao prolongamento, altura em que Gonçalo Paciência entrou em campo, e a cerca de 30 minutos de pouco futebol.
Numa altura em que já se pensava nos penáltis, o Fortuna Dusseldorf voltou a ser bafejado pelo azar, depois de ver a bola bater no poste da baliza do Bochum, aos 118 minutos, na sequência de um pontapé de canto.
Desde as decisões dos 11 metros, o português Gonçalo Paciência deu o mote, marcou o primeiro penálti e o Bochum garantiu a permanência nas grandes penalidades. Uchino falhou o lance decisivo com um remate para as nuvens e o Bochum conseguiu mesmo o milagre da manutenção.