Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Hamburgo resolveu arriscar tudo: dar a um treinador desconhecido a oportunidade da sua vida

SID
Merlin Polzin está no centro do negócio do futebol no Hamburgo
Merlin Polzin está no centro do negócio do futebol no HamburgoProfimedia
O desconhecido tem a sua oportunidade (por enquanto) no banco dos treinadores. Será que o Hamburgo está a seguir o mesmo caminho que o rival St. Pauli com Merlin Polzin, de 33 anos?

Quando era criança, Merlin Polzin passou pelo velho Volksparkstadion de Hamburgo num domingo com o pai, a mãe e o irmão. Os portões estavam abertos e o rapaz entrou entusiasmado. E até desceu ao relvado.

"Depois jogámos futebol no campo até que uma voz bastante enérgica nos mandou sair do campo através do sistema de som", contou.

Agora, muitos anos depois, Polzin teve uma segunda oportunidade: no sábado, estará no banco do Hamburgo, quando o clube jogar contra o Hansa Rostock, fora de casa.

De adepto a treinador

Hoje com 33 anos, Polzin nasceu em Hamburgo, cresceu no bairro de Bramfeld e esteve ao lado dos adeptos mais apaixonados do clube no Volkspark. E como um antigo adepto, sem grande nome, vai agora assumir o cargo após a demissão de Tim Walter (pelo menos por enquanto), ao estilo de Fabian Hürzeler no rival da cidade, o St. Pauli.

"Trata-se de um grande talento de treinador que se desenvolveu muito", afirmou o diretor desportivo, Jonas Boldt, sobre a nova esperança de treinador para trazer o Hamburgo de volta à Bundesliga. 

"Alguém que traz muito conteúdo e que ajudou a moldar muita coisa. E alguém que estará cem por cento comprometido" no banco, pelo menos contra o Hansa Rostock.

Siga o Hansa Rostock-Hamburgo

A ligação com os rivais da cidade, que atualmente demonstram com sucesso como as coisas podem funcionar com um técnico jovem e inovador, é óbvia. Hürzeler teve a sua oportunidade em dezembro de 2022 e aproveitou-a de forma impressionante.

Em quinze dias, o jovem de 30 anos passou de treinador interino a treinador principal e, em ano e meio, transformou a sua equipa em favorita à subida de divisão - e hoje é, sem dúvida, o treinador mais procurado do país.

O diretor desportivo Boldt espera agora que o mesmo aconteça no Hamburgo.

"A continuidade do trabalho não está fora de questão", assumiu quando Polzin foi anunciado, o que foi uma surpresa para a maioria, depois de Steffen Baumgart, um fã confesso do Hamburgo, já ter sido mencionado como possível novo técnico antes da demissão de Walter.

É claro que, apesar de toda a confiança em Polzin, ainda é possível que Boldt, que está sob pressão após quatro tentativas fracassadas de promoção, tenha que sair para o mercado de treinadores nas próximas semanas.