Holstein Kiel garantiu subida à Bundesliga pela primeira vez
O St. Pauli ainda tem de esperar, mas pode garantir a promoção direta com um ponto contra o Osnabrück, este domingo (12:30). Apenas duas derrotas para o Hamburgo manteriam o Fortuna na disputa pelo segundo lugar.
Recorde o Holstein Kiel-Fortuna Düsseldorf
Pichler (2') para o Holstein e Tzolis (70') para o Fortuna marcaram os golos de um espetacular jogo de topo de tabela, em que a corrida à subida de divisão atingiu o seu clímax.
O Kiel conseguiu finalmente colocar a bandeira do estado mais a norte da Alemanha no mapa da primeira divisão ,com o espírito de equipa que já tinha demonstrado em muitas ocasiões.
"É um feito incrível", disse o diretor-geral do desporto, Carsten Wehlmann, na Sky.
"É sensacional para a equipa, para o clube e para o nosso estado federal", acrescentou.
Agora é hora de comemorar no estilo do norte da Alemanha.
"Vai ser uma noite muito, muito longa. As pessoas vão voltar para casa já com a luz do dia", referiu.
O Kiel é o 58.º clube da Bundesliga desde a sua introdução em 1963.
Fortuna queria atacar
A situação inicial antes do pontapé inicial era extremamente tensa: após o deslize decisivo do Hamburgo em Paderborn, na noite de sexta-feira (0-1), o Fortuna não precisava mais temer um ataque do quarto classificado na tabela e pôde atacar o Kiel com vigor renovado.
Diante dessa oportunidade histórica, era importante que a equipe de Rapp não se deixasse levar pela emoção.
No Estádio Holstein, que teve lotação esgotada, com 15.034 espectadores, o jogo começou sem qualquer tipo de fase de adaptação. Logo após abrir o marcador, o Fortuna reclamou um penálti após um suposto toque de mão do central Patrick Erras. O árbitro Sven Jablonski decidiu não marcar depois de ver as imagens de vídeo, aos 4 minutos.
"A bola teria entrado na baliza. Só pode ser penálti. Não é possível", disse Klaus Allofs, membro da direção do Fortuna, mais tarde na Sky.
O Kiel sobreviveu ao período de pressão dos visitantes e tentou controlar o jogo até ao intervalo. No segundo tempo, o Fortuna arriscou cada vez mais e o jogo transformou-se num verdadeiro suspense.