Oficial: Markus Anfang é o novo treinador do Kaiserslautern
Markus Anfang só foi demitido há cerca de um mês, devido à falta de sucesso no Dínamo de Dresden, da terceira divisão. Os saxões não tinham conseguido vencer cinco jogos consecutivos no campeonato e terminaram em quarto lugar no final da época, falhando a promoção que ambicionavam.
Anfang, de 49 anos, substitui Funkel, que deixou o Kaiserslautern após a sua bem sucedida missão de salvamento.
"Markus Anfang preenche o perfil que procurávamos: Adquiriu uma grande experiência no futebol juvenil e masculino em várias ligas, o que certamente o ajudará muito no seu papel aqui no Kaiserslautern", disse o diretor desportivo, Thomas Hengen.
"Também encontrámos nele um treinador que quer seguir o caminho do Kaiserslautern e, ao mesmo tempo, tem ideias muito precisas sobre um estilo de jogo pró-ativo", acrescentou.
Anfang juntou-se ao Dínamo em junho de 2022 - sete meses após o sensacional escândalo do certificado de vacinação no Werder Bremen.
Anfang foi despedido pelo clube hanseático por ter falsificado informações sobre o seu estado de vacinação contra o coronavírus.
Escândalo no ano de 2021
Como resultado, o treinador nascido em Colónia foi banido pelo tribunal desportivo da Federação Alemã de Futebol (DFB) durante um ano, com efeitos retroativos, a partir de 20 de novembro de 2021, e teve de pagar uma multa de 20.000 euros.
O tribunal distrital de Bremen emitiu uma ordem de penalização para 90 taxas diárias de 400 euros cada, totalizando 36.000 euros.
No passado, Anfang treinou Holstein Kiel, Colónia e Darmstadt 98, entre outros. O seu despedimento de Colónia fez manchetes em abril de 2019. Anfang teve de sair após quatro jogos sem vitórias, apesar de o Colónia liderar a tabela a três jornadas do fim da época.
Anfang está numa posição difícil no Kaiserslautern. Os Red Devils já deixaram de ter três treinadores na época passada: Dirk Schuster, Dimitrios Grammozis e Funkel. Hengen já foi criticado várias vezes no passado pela sua falta de paciência com os treinadores, mas isso não impediu Anfang de aceitar o desafio.
Não é um desconhecido
"Graças ao meu passado em Lauter, sei exatamente como o Kaiserslautern é importante, não só na região, mas em toda a Alemanha futebolística", disse o treinador, que leva consigo o seu adjunto Florian Junge.
"Estou firmemente convencido de que juntos podemos trazer o Kaiserslautern de volta ao topo com um bom trabalho", acrescentou.
O Kaiserslautern não anunciou a duração do contrato. Em termos de equipa, o clube do Palatinado enfrenta uma mudança radical. Nove jogadores deixaram o clube no final da época e é provável que se sigam outras transferências.