Os 10 estádios mais bonitos do mundo que ninguém conhece
10) Estádio BBVA Bancomer
Localização: Guadalupe, México
Capacidade: 51.000
Eventos significativos: Mundial-2026
O estádio do BBVA em Guadalupe, no México, tem o apelido de "El Gigante de Acero". O estádio do C.F. Monterrey é o quarto maior estádio do México. A sua principal atração é a vista deslumbrante do Cerro de la Silla, que se eleva a 1.820 metros acima do nível do mar e pode ser visto das bancadas noroeste do estádio.
51.000 espectadores também estarão sentados aqui para o Campeonato do Mundo de 2026, quando o estádio, inaugurado em 2015, será um dos três palcos mexicanos convidados.
9) Estádio de Quzhou
Localização: Quzhou, China
Capacidade: 30.000
Eventos significativos: -
A arquitetura e a paisagem fundem-se neste projeto da MAD Architects em Quzhou, perto de Xangai, que ficou concluído em 2022. O estádio foi construído no meio de um parque e é parcialmente subterrâneo, de modo a parecer parte da área verde.
8) Estádio Nueva Balastera
Localização: Palencia, Espanha
Capacidade: 8.100
Principais eventos: Final da Taça do Rei em râguebi (2012, 2014)
O Nueva Balastera é o estádio do CD Cristo Atlético, clube da quinta divisão de Palencia, perto de Valladolid. Caracteriza-se pela sua arquitetura quadrada e pelos holofotes futuristas em forma de lâmpada noturna.
O estádio foi inaugurado em 2006, com o jogo internacional de sub-21, entre a Espanha e a Itália. Também recebeu a equipa alemã de sub-21 num jogo amigável em 2014. Em 2007, ganhou o Grande Prémio nos "Prémios Enor de Arquitetura".
7) Marakana (Rajko Mitić)
Localização: Belgrado, Sérvia
Capacidade: 60.000
Acontecimentos significativos: Final da Taça dos Campeões Europeus de 1973, final do Campeonato da Europa de 1976, Taça UEFA de 1979
Bengalas e uma atmosfera quente: Marakana não se encontra apenas no Rio de Janeiro. É certo que o estádio Rajko Mitić não é certamente um nome desconhecido no futebol. E a maioria dos adeptos terá provavelmente uma ideia aproximada do estádio do Estrela Vermelha de Belgrado e da seleção nacional sérvia.
No entanto, muitas vezes passa um pouco despercebido, especialmente em comparação com o seu irmão mais velho, altamente popular. A alcunha remonta a 1964, quando o estádio tinha capacidade para 110.000 espectadores, após a sua construção completa, e era um dos maiores estádios do mundo. A disposição redonda também faz lembrar o seu homónimo. Desde então, o número de espectadores foi reduzido para 60.000.
6) Estádio Hazza bin Zayed
Localização: Al Ain, Emirados Árabes Unidos
Capacidade: 25.000
Acontecimentos marcantes: Segunda mão da final da Liga dos Campeões da Ásia de 2016, Campeonato do Mundo de Clubes da FIFA de 2017 e 2018, Taça da Ásia de 2019
Entre os muitos estádios modernos do Médio Oriente, optámos pelo Estádio Hazza bin Zayed, que é bastante desconhecido, especialmente em comparação com os estádios do Campeonato do Mundo de 2023 no Catar.
A forma do estádio do Al Ain visa otimizar a utilização da luz solar e do vento em termos de sustentabilidade e jogabilidade. O design garante que tanto o relvado como as bancadas ficam à sombra à hora do almoço.
Outra caraterística marcante é a fachada, com a sua estrutura típica de troncos de palmeira, que pode ser iluminada em diferentes cores.
5) Estádio Municipal de Saida
Localização: Sidon, Líbano
Capacidade: 22.600 pessoas
Principais eventos: Taça da Ásia de 2000
A versão mediterrânica do Líbano do Estádio Henningsvaer Fjord, na Noruega: o Estádio Municipal de Saida, onde o Al-Ahli Saida SC joga os seus jogos em casa, foi construído junto ao mar e é utilizado principalmente para jogos nacionais e internacionais. Foi também utilizado para a Taça Asiática de 2000.
Uma caraterística marcante é a bancada principal quadrada e coberta, que se destaca do traçado oval e descoberto e que também pode ser vista de longe.
4) Kantrida
Localização: Rijeka, Croácia
Capacidade: 10.600 pessoas
Principais eventos: -
O HNK Rijeka continua a ser a casa oficial do clube, mas desde 2015 que a equipa disputa os seus jogos perante os seus próprios adeptos em Rujevica, a 4 quilómetros de distância. Há planos para reconstruir o Kantrida, mas ainda não existem estruturas concretas.
O que o estádio tem de especial é o facto de uma rocha alta se estender por detrás da bancada leste, que termina na estrada principal que conduz diretamente ao centro da cidade de Rijeka. A partir daí, tem-se uma vista deslumbrante da Baía de Kvarner e das ilhas circundantes ao longe, bem como uma vista do relvado.
Atrás do parque de estacionamento da bancada oeste, por outro lado, encontra-se o Mar Mediterrâneo, onde os habitantes locais dão um mergulho no verão. Um espetáculo de natureza e arquitetura na proximidade direta da cidade e do mar.
3) Arena de Borisov
Localização: Borisov, Bielorrússia
Capacidade: 13.126
Principais eventos: -
A Arena Borisov acolheu 13 jogos internacionais da seleção da Bielorrússia entre 2014, ano da sua inauguração, e 2017, ano em que o estádio principal de Minsk foi renovado.
O estádio tem um revestimento em forma de cúpula, com alumínio cintilante. O projeto do gabinete OFIS Architects destaca-se igualmente pelas suas janelas escuras em forma de bolha.
O recinto está situado numa zona arborizada no extremo sudeste da cidade e é facilmente acessível através da rede rodoviária.
2) Estádio IAI Nihondaira
Localização: Shizuoka, Japão
Capacidade: 20.339
Principais eventos: -
Japão, Monte Fuji? Sim, por favor! O ambiente nos estádios japoneses é sempre fantástico. E o que é que pode ser melhor do que uma vista para o singular Monte Fuji? O IAI Stadium Nihondaira, em Shizuoka, a cerca de 40 minutos de carro da cidade de Fuji, oferece tudo isso - e chegou ao segundo lugar no nosso ranking por essa vista idílica.
O estádio é a casa do Shimizu S-Pulse, da 2.ª divisão japonesa. O estádio foi construído em 1991.
1) Estádio Nakivubo
Localização: Kampala, Uganda
Capacidade: 35.000
Eventos importantes: Taça CECAFA 2000
E o vencedor é... o Estádio Nakivubo, em Kampala. Um projeto que ainda não está totalmente concluído. No entanto, já deu à cidade um edifício futurista que proporciona um contraste quase bizarro com a caótica Kampala, no meio de animados centros comerciais e mercados.
O estádio recebeu recentemente um novo relvado e deverá em breve estar pronto para a ação futebolística. O recinto existe desde 1954, tendo sido renovado em 2013 e 2017. Quando as obras estiverem concluídas, o estádio terá capacidade para 35.000 pessoas, em vez das 30.000 anteriores. Mais impressionante, porém, é o facto de o estádio ser um dos edifícios mais modernos de África quando estiver concluído.
A disposição do Estádio Nakivubo, com a sua estreiteza e a proximidade das bancadas, é quase um convite ao futebol de rua. O diretor do projeto, Kiggundu Hamis, prometeu numa entrevista recente que os jogos poderão ser disputados até ao final do ano. O objetivo a longo prazo é, naturalmente, o Campeonato Africano de Futebol de 2027, ao qual o estádio se candidatou juntamente com o Quénia e a Tanzânia. O estádio já foi confirmado pela CAF.