Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Futebol americano: Michigan é campeão universitário com registo perfeito de 15-0

O treinador Harbaugh levanta a taça
O treinador Harbaugh levanta a taçaAFP
Michigan conquistou o título de campeão nacional de futebol americano universitário com um "registo perfeito" de 15-0. No Campeonato Nacional CFP, a equipa do treinador Jim Harbaugh, também antigo jogador de Michigan, derrotou Washington por 13-34. O destaque foi para os running backs Donovan Edwards e Blake Corum.

Na realidade, só uma equipa podia reclamar o título. Michigan mostrou desde o iníciopara o que vinha, com uma bela primeira tentativa, coroada pela corrida para touchdown de 41 jardas do running back Donovan Edwards. Quando ele voltou a fazer o mesmo no final do período, mas com 46 jardas para fazer o 3-14, deu uma ideia do rumo que o jogo ia tomar. No futebol americano, nunca se sabe, mas Washington teve muito mais dificuldade para entrar na zona de finalização (endzone).

Pouco antes do intervalo, a equipa do treinador Kalen DeBoer marcou o seu primeiro ensaio. O quarterback Michael Penix Jr. encontrou Jalen McMillan no quarto down, fazendo com que o placar ficasse em 10-17 ao intervalo, oferecendo alguma emoção ao encontro.

A desvantagem era de apenas três pontos após o intervalo, mas Michigan marcou mais dois touchdowns pelo chão com corridas de Blake Corum, levando uma vantagem de 13-34 para o último e quarto período, confirmando uma vitória justa.

Pelo chão

Para os Wolverines, este foi o seu primeiro título nacional desde 1997. Michigan sempre foi uma potência no futebol universitário, mas estava com dificuldades desde que Harbaugh se tornou treinador em 2015. Na altura, fez a mudança da NFL para a universidade. Como treinador dos San Francisco 49ers, perdeu uma Super Bowl para os Baltimore Ravens, onde na altura, e ainda hoje, o seu irmão John era o treinador. A sua missão era clara desde o início e, depois de uma época difícil - em que também foi suspenso seis jogos - chegou finalmente ao sucesso na segunda-feira à noite.

John (Baltimore Ravens) felicita o seu irmão Jim pela conquista do título.
John (Baltimore Ravens) felicita o seu irmão Jim pela conquista do título.AFP

O seu quarterback J.J. McCarthy, que vai dar o salto para a NFL este ano, fez apenas 10/18 em 140 jardas, mas isso explica-se pelo facto de Michigan feito 38 corridas. Isso resultou em 303 jardas e quatro touchdowns, tirando total proveito da fraca defesa contra corridas de Washington. O pontapeador (kicker) James Turner fez o resto com dois field goals bem sucedidos e quatro pontos extra para 10 pontos.

Draft da NFL

A atenção vira-se agora para o Draft da NFL de 2024. Lá, vários jogadores de ambas as equipas serão escolhidos por todas as 32 equipas da NFL. É provável que Penix Jr. também seja selecionado nas duas primeiras rondas. O draft acontece de quinta-feira, 25 de abril, a sábado, 27 de abril, em Detroit.