Análise: Como está a NFL a meio da temporada regular?
AFC: Chiefs, Ravens e Bills destacam-se
Os Kansas City Chiefs (9-0), a última equipa invicta da NFL, continuam a sua boa forma. Depois de duas vitórias consecutivas na Super Bowl, a equipa do quarterback Patrick Mahomes e do treinador Andy Reid tenta agora um tricampeonato histórico. O ataque tem sido menos poderoso, mas, ao estilo de uma equipa de topo, encontra sempre uma forma de ganhar. A contratação do ex-WR dos Titans DeAndre Hopkins trouxe fogo ao ataque, tornando a tarefa das defesas adversárias significativamente mais difícil do que no início da época.
Se há uma crítica a fazer, é a forma como os Chiefs alcançaram o registo impecável até agora (9 vitórias em 9 jogos). No domingo, derrotaram por pouco os Denver Broncos (5-5) por 16-14, graças a um field goal bloqueado no último segundo, e na semana anterior derrotaram os Tampa Bay Buccaneers, fustigados por lesões, no prolongamento. O jogo geral dos Chiefs parece frágil, mesmo que esse seja um nível muito, muito alto.
Os Baltimore Ravens e os Buffalo Bills estão à espreita, ambos a caminho dos playoffs com um poder ofensivo impressionante. Os Ravens, liderados por Lamar Jackson e Derrick Henry, tiveram várias atuações impressionantes depois de um início de época atribulado. Na 10.ª jornada, venceram por 35-34 os Cincinnati Bengals (4-6) do forte quarterback Joe Burrow.
No entanto, o título da AFC Norte está longe de estar garantido: com um registo de 7-3, estão atualmente atrás dos surpreendentes Pittsburgh Steelers (7-2), que encontraram recentemente uma nova força ofensiva graças a Russel Wilson e George Pickens. Com um registo de 8-2, os Buffalo Bills também continuam a mostrar-se confiantes. Josh Allen melhora a cada ano e a corrida para vencer a AFC Este está praticamente ganha, já que os Dolphins estão em franco declínio.
NFC: Lions e Commanders vencem, Cowboys falham
Os Detroit Lions (8-1), atualmente considerados por muitos especialistas como o maior candidato ao Super Bowl, estão ao, pelo menos, ao mesmo nível dos Chiefs. Depois de uma vitória apertada contra os Houston Texans por 23-26 (6-4), conquistada com um field goal no último segundo, os Lions lideram a divisão mais forte da NFL (NFC Norte).
Depois de terem chegado à final da Conferência na época anterior com uma forte campanha, os Lions continuam a impressionar esta época. A evolução sob o comando do treinador Dan Campbell, o desenvolvimento de jogadores-chave como Jared Goff e Amon-Ra St. Brown, bem como uma defesa muito boa, fazem com que os sonhos dos adeptos pareçam cada vez mais realistas.
Os San Francisco 49ers (5-4) são uma das poucas equipas com desempenho mais fraco do que no ano passado. Nessa altura, acabaram com um 12-5 no topo da NFC, mas em 2024 só chegeram ao registo positivo nos últimos dois jogos. Uma das razões para a fraca primeira metade da época dos 49ers é, sem dúvida, o azar das lesões, incluindo a de Brandon Aiyuk, que vai falhar o resto da época. Os adeptos podem respirar de alívio porque Christian McCaffrey, a estrela absoluta, está finalmente de volta depois de uma teimosa tendinite de Aquiles.
A situação é completamente diferente para os Washington Commanders (7-3). Depois de oito épocas sem registo positivo e como uma das piores da liga em 2023, a equipa parece ter renascido sob o comando do treinador Dan Quinn. O quarterback novato Jayden Daniels, que foi escolhido em segundo lugar no draft pelos Capitals, desempenha um papel central. A compostura tem demonstrado, mais uma vez, o quanto uma verdadeira "escolha" na posição de criador pode mudar para melhor.
Com a ajuda de veteranos como Austin Ekeler e o Marshon Lattimore, bem como de um treinador muito forte até à data, a equipa parece estar no bom caminho para acabar com a seca de playoffs e chegar à pós-temporada pela primeira vez com o novo nome.
Os Philadelphia Eagles (7-2) estão novamente a caminho dos playoffs. Depois de um início de temporada algo instável, os Eagles levam seis vitórias consecutivas. A combinação de Jalen Hurts e do recém-chegado Saquon Barkley funciona como um relógio e parece que a dispendiosa contratação da antiga estrela dos Giants compensou. No entanto, ainda é difícil avaliar a equipa do treinador Nick Sirianni, uma vez que o calendário tem sido relativamente acessível.
O próximo jogo contra os Commanders pode decidir a emocionante corrida pelo título da NFC Este, com as duas equipas a terem boas hipóteses de ganhar um wild card se não conseguirem vencer a divisão. Isto é especialmente possível porque os Dallas Cowboys, que chegaram aos playoffs no ano passado como vencedores da divisão, capitularam completamente esta temporada. Com um registo de 3-6, as esperanças de ganhar o primeiro título em 29 anos acabaram - pelo menos esta época.
As coisas estão ainda mais emocionantes na NFC Norte. Os Minnesota Vikings estão "apenas" em segundo lugar com um registo de 7-2, seguidos de perto pelos Green Bay Packers (6-3). Sob a direção do novo coordenador defensivo, Brian Flores, os Vikings voltaram a melhorar a estrutura defensiva. A contratação de Aaron Jones trouxe um impulso adicional ao jogo de corrida, que enfraqueceu por vezes na época passada. Se o quarterback Sam Darnold continuar a ter um desempenho tão confiante, tudo é possível para os Vikings.