Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Berlim quer jogos da NFL no Estádio Olímpico

SID
O jogo de Munique em 2025.
O jogo de Munique em 2025.ČTK / DPA / Sven Hoppe
A cidade de Berlim candidatou-se oficialmente a receber jogos da NFL no Estádio Olímpico. A decisão foi tomada pelo Senado esta terça-feira. Entre 2025 e 2029, os jogos da liga profissional de futebol americano, que até agora se realizavam em Munique e Frankfurt, terão lugar na capital alemã.

"O futebol americano é um desporto absolutamente moderno e Berlim é uma das principais metrópoles desportivas internacionais. A metrópole desportiva de Berlim, com as suas excelentes infra-estruturas e os seus cidadãos amantes do desporto, é também um local ideal para o futebol americano", afirmou Iris Spranger, Senadora para os Assuntos Internos e o Desporto.

A candidatura de Berlim  será "complementada por medidas destinadas a desenvolver ainda mais os desportos do futebol americano e do futebol, também nos desportos juvenis e escolares".

Nos últimos dias, a capital alemã já se posicionou como cidade anfitriã. " Um jogo da NFL em Berlim seria espetacular", afirmou o comissário Roger Goodell, à margem do jogo deste ano, em Munique, entre os Carolina Panthers e os New York Giants (20-17 após o prolongamento). De acordo com a televisão RTL, o governo de Berlim planeia investir até 12,5 milhões de euros até 2029 para se tornar a cidade anfitriã. Deste montante, 1,55 milhões de euros serão afetados ao próximo ano.

Em 2022, a NFL organizou o seu primeiro jogo na Alemanha, com o confronto entre os Tampa Bay Buccaneers e a superestrela Tom Brady e os Seattle Seahawks. O jogo inaugural em Munique foi seguido de dois jogos em Frankfurt em 2023, antes de a liga regressar à Baviera este ano.

Oficialmente, o contrato é válido até 2025, altura em que a NFL regressará a Frankfurt. Depois disso, no entanto, ela continuará definitivamente."O mais importante é que voltaremos a jogar na Alemanha no próximo ano", sublinhou Goodell à RTL: "Queremos fazê-lo no futuro porque há muito interesse aqui".