Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Cinco treinadores da NFL na berlinda - Bill Belichick em perigo?

O luminoso Bill Belichick está por um fio
O luminoso Bill Belichick está por um fioAFP
O Flashscore mede a temperatura da NFL e dá-lhe cinco previsões sobre quem poderá perder o emprego num futuro próximo.

Matt Eberflus - Chicago Bears

Eberflus, 53 anos, conseguiu o seu primeiro cargo de treinador principal antes da época passada. No entanto, não conseguiu colocar o Chicago de volta nos trilhos. O seu registo é de apenas quatro vitórias em 23 jogos.

Os Chicago Bears parecem estar a melhorar ultimamente. Nos seus dois últimos jogos, perderam 31-28 com os Denver Broncos e depois venceram os Washington Commanders. Uma vitória que é também a sua única vitória da época até ao momento.

Na semana passada, a defesa dos Bears manteve-os no jogo contra os Minnesota Vikings, enquanto o ataque roubou a Chicago uma oportunidade de vencer ao cometer três turnovers.

Eberflus continua a ter o pior registo da história da equipa para um treinador principal nas suas duas primeiras épocas. A situação e o facto de os Bears poderem vir a ter as duas primeiras escolhas de draft em 2024 também podem ter um papel negativo para Eberflus.

Chicago precisa de um novo franchise quarterback antes da próxima época. Com esta época praticamente perdida, Chicago poderia estar agora à procura do herdeiro aparente.

Matt Eberflus fala com o árbitro
Matt Eberflus fala com o árbitroPhoto by Michael Reaves / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

Frank Reich - Carolina Panthers

Na temporada passada, Reich, de 61 anos, foi demitido pelo Indianapolis Colts depois de começar a temporada com apenas três vitórias em nove jogos. Menos de um ano depois, está de volta à cadeira quente, desta vez com o Carolina Panthers.

Os Panthers continuam a ser a única equipa sem vitórias na NFL, e nem sequer chegaram perto de discutir um triunfo.

Reich parecia ser o treinador ideal para orientar um jovem quarterback. Carolina escolheu Bryce Young como primeira opção, mas a dupla não se deu bem.

Para piorar a situação, os Panthers não têm a sua própria escolha de primeira ronda no draft de 2024, o que limita a sua capacidade de construir em torno de Young. Os Panthers não precisam de ganhar muitos jogos para justificar a manutenção de Reich, mas precisam de ver uma melhoria acentuada do QB nos últimos dois terços da época.

Há também rumores de que Reich deixará de executar jogadas a partir da linha lateral, numa tentativa de dar a volta à situação.

Reich agradece a Jared Goff pelo jogo
Reich agradece a Jared Goff pelo jogoPhoto by Nic Antaya / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

Josh McDaniels - Las Vegas Raiders

McDaniels tem um registo de 11-23 como treinador principal nas últimas três temporadas. Essa estatística faria com que a maioria dos treinadores da NFL fosse demitida. No entanto, uma dessas três temporadas foi o seu tempo em Denver. Em Vegas, as estatísticas são de nove vitórias e 14 derrotas.

Vegas tem a média mais baixa de pontos marcados na segunda parte e tem perdido repetidamente jogos em que liderava por dois dígitos ao intervalo.

Ninguém culpa McDaniels pelas suas capacidades ofensivas, e ele tem sido um dos melhores coordenadores ofensivos da liga durante muitos anos, mas como treinador McDaniels toma algumas decisões estranhas.

Por exemplo, no jogo contra Pittsburgh, decidiu tentar um golo de campo quando os Raiders estavam a perder por oito pontos a 2:25 do fim do jogo.

Duas vitórias consecutivas podem baixar um pouco a temperatura, mas as histórias da NFLPA sobre McDaniels e o seu estilo de gestão podem ser a gota de água.

Estes artigos sugerem que McDaniels está a dar aos seus jogadores dias de trabalho mais longos sem que isso se traduza diretamente em sucesso no campo.

McDaniels durante um jogo
McDaniels durante um jogoPhoto by Chris Unger / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

Sean Payton - Denver Broncos

Payton é um grande nome na NFL e foi o arquiteto dos New Orleans Saints durante muitos anos. Nessa altura, foi habilmente ajudado por Drew Brees e, juntos, ganharam a Super Bowl em 2010.

Esta época, o quarterback Russell Wilson não tem ajudado muito. A antiga estrela de Seattle não consegue encontrar o mesmo ritmo no ar rarefeito do Empower Field de Mile High. Mais recentemente, Wilson lançou para apenas 95 jardas e duas interceções numa derrota para o rival de divisão Kansas City.

O maior obstáculo para Payton é o desempenho defensivo da equipa, ou a falta dele. A defesa dos Broncos está a fazer história, e não pelos melhores motivos. A derrota contra os Miami Dolphins, em que Payton e os Broncos sofreram 70 pontos, foi particularmente dolorosa.

No total, a defesa ocupa o 32.º lugar entre 32 equipas da NFL em termos de pontos sofridos.

A equipa também sofreu 37 penalidades em 2023, o que é o segundo maior número na liga, apenas ultrapassado pelos Carolina Panthers.

Para crédito de Payton, a equipa dos Broncos está um caos e os chefes de Denver parecem desejosos de que seja Payton a corrigi-la. Isso pode fazer com que Sean Payton, de 59 anos, ganhe algum tempo.

Sean Payton dá ordens de jogo
Sean Payton dá ordens de jogoPhoto by David Eulitt / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

Bill Belichick - New England Patriots

É quase uma blasfémia dizer as palavras "Belichick" e "despedido" na mesma frase.

No entanto, o homem por detrás de décadas de dinastia e poder inigualável nos New England Patriots está no centro das atenções, e a equipa está em grandes dificuldades esta época.

Lesões, rumores de um motim no balneário e um quarterback com Mac Jones que não está à altura das circunstâncias podem significar que não será o próprio Belichick a decidir o fim da sua carreira.

Os Patriots também sofrem com o facto de não serem muito bons a recrutar novos jogadores. Se, no passado, conseguiram reforçar-se, sob o pretexto de que os play-offs estavam praticamente garantidos, o mesmo não se pode dizer atualmente.

A equipa tem um registo de 1-5 esta época, algo que não acontecia desde o início do milénio.

A defesa, conhecida por ser a especialidade de Belichick, tem estado abaixo da média esta época e o ataque é estatisticamente um dos piores da liga. Os Patriots também têm o menor índice de rotatividade (-8).

Duas das maiores derrotas da história da franquia aconteceram nas semanas 4 e 5 desta temporada, mas o relacionamento pessoal com o proprietário Robert Kraft pode ser suficiente para Belichick ficar e continuar o recorde de Don Shula de 347 vitórias na temporada regular e nos playoffs. Belichick, 71 anos, tem 330.

Belichick em conversa com Mac Jones
Belichick em conversa com Mac JonesPhoto by Ethan Miller / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP