Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Diretor da NFL admite ao Flashscore potencial para mais jogos na Alemanha e Áustria

Flashscore
Sunny Mehta falou ao Flashscore
Sunny Mehta falou ao FlashscoreD.R
Numa entrevista exclusiva ao Flashscore, Sunny Mehta, estratega de marketing da NFL, faz uma retrospetiva dos dois eventos da NFL na Alemanha até à data. Também explica como surgiu o "Magic Moment Country Roads" e porque é que Viena é um local muito interessante para um jogo internacional.

Há muitos anos que a Liga Nacional de Futebol Americano (NFL) organiza os Jogos Internacionais em Londres, agora não só no Estádio de Wembley, mas também na arena de última geração do Tottenham Hotspur. Em 2022, o jogo entre os Tampa Bay Buccaneers com a superestrela Tom Brady e os Seattle Seahawks atraiu a atenção mundial quando os 70 000 adeptos entusiastas na Allianz Arena de Munique cantaram ao som de "Country Roads" e criaram uma imagem geral extremamente calorosa que raramente é vivida nos estádios de futebol europeus. Seguiu-se um jogo internacional em Frankfurt, em 2023.

Impulsionada pelo desenvolvimento positivo dos últimos cinco a dez anos, a NFL também jogou no mercado brasileiro (São Paulo) pela primeira vez em setembro de 2024. Razão suficiente para falar com Sunny Mehta, que trabalha no Departamento de Estratégia de Marketing Internacional e Desenvolvimento de Fãs da NFL, numa entrevista ao Flashscore sobre o desenvolvimento e os objectivos da Série Internacional da NFL, bem como sobre o próximo jogo em Munique.

Futebol americano na região DACH: único e autêntico

Quando questionado sobre as lições mais importantes aprendidas em relação aos jogos na Alemanha (Munique 2022 e Frankfurt 2023), Sunny Mehta cita a grande compreensão dos adeptos alemães pelo futebol americano.

"Penso, e esta é a minha opinião pessoal, que aprendemos que a Alemanha e a região DACH adoram o futebol americano de uma forma única e autêntica. Adoram este desporto e compreendem-no de uma forma muito americana. "Sabem quando aplaudir - não se limitam a aplaudir as jogadas bem sucedidas, mas também as situações durante o jogo. Penso que isso é fundamental para o crescimento do desporto, porque há uma aprendizagem avançada e uma apreciação do jogo".

Esse entendimento do futebol americano ainda não estava totalmente presente em São Paulo em setembro de 2024, até porque era o primeiro jogo da NFL no Brasil. De acordo com Mehta, as diferenças culturais entre a Europa e a América do Sul também desempenham um papel importante.

"A cultura é muito diferente - igualmente ruidosa, mas muito diferente. Nos jogos em Munique e Frankfurt, vê-se muita gente a beber cerveja, a conversar e ansiosa pelo jogo. No Brasil, senti-me mais como uma nova experiência. Foi também a primeira vez. As pessoas que estavam lá adoram o jogo há 15, 20 anos e estavam entusiasmadas com esta nova experiência, enquanto a Alemanha adora a NFL. Os alemães tinham a Liga Europeia de Futebol e a NFL Europa - tinham oportunidades de fazer crescer organicamente o seu amor pelo jogo e de o celebrar. No Brasil, tudo era novo. É por isso que a cantora tinha de ser uma superestrela global no intervalo, actuando no seu país natal. Não era apenas o primeiro momento para a NFL, mas também o primeiro para o desporto. Por isso, sentimos as diferenças culturais - a música, a dança, mas também o clima."

Momento mágico "Country Roads" e como surgiu

Enquanto a NFL contou com a popular cantora brasileira Anitta para o espetáculo do intervalo em São Paulo, os próprios adeptos proporcionaram um momento musical em Munique 2022 e, um ano depois, em Frankfurt. Ao estilo de um grande coro, 70 000 adeptos entusiastas cantaram "Country Roads" de braço dado. Um momento mágico que Sunny Mehta não esquecerá num instante. Ele dá ao Flashscore.at uma ideia de como este momento mágico foi possível.

"É sempre uma questão de ouvir. A razão pela qual "Country Roads" foi tocada foi porque um membro da equipa que andava pelo estádio antes do jogo ouviu as pessoas a cantar essa canção. Ligou para a equipa de apresentação e disse: "Deviam passar essa música porque as pessoas ainda a estão a cantar agora". Os nossos funcionários não conhecem todos os pormenores culturais das nossas lojas. Por isso, tudo o que fazemos é para perceber o que as pessoas gostam, o que gostam no nosso desporto e como o tornaram seu".

Qualquer pessoa que siga a NFL através do NFL Game Pass terá reparado que a NFL também utiliza as cenas "Country Roads" para promover vários produtos. O estratega de marketing confirma a sofisticação desta mensagem publicitária:"Fazemos publicidade porque foi um momento tão orgânico e autêntico".

Mas a sede da NFL não quer descansar sobre os louros; em vez disso, quer criar mais momentos mágicos. Como é que pretendem alcançar este objetivo?

"É muito simples - temos de ouvir as pessoas. Em cada mercado, seja ele qual for, utilizamos o conhecimento que já temos. Mas também ouvimos com muita atenção as pessoas que trabalham na Alemanha, que conhecem o seu público e dizem: 'Ei, isto é quem nós somos, é assim que gostamos do desporto'. O futebol americano na NFL é também um bem cultural americano e os adeptos procuram frequentemente essa experiência americana. Tentamos sempre encontrar a mistura certa entre o que torna a NFL fantástica e o que os adeptos internacionais adoram na NFL, combinando-a com as preferências regionais. Só assim é que conseguimos tirar o máximo partido dos nossos eventos."

A NFL gostaria de ter Viena como sede

A Série Internacional da NFL de 2024 termina com o jogo entre os New York Giants e os Carolina Panthers na segunda-feira, 11 de novembro de 2024, e o planeamento para 2025 já está em pleno andamento. Se novos mercados serão abertos em breve ainda não está definido. Em todo o caso, Sunny Mehta consegue imaginar muitos novos destinos para tornar o produto e a marca NFL ainda mais globais. O Flag football, que será um desporto olímpico pela primeira vez em Los Angeles em 2028, desempenha um papel fundamental neste contexto.

"Todos os mercados do mundo que se interessam por este jogo são também interessantes para nós. Somos ambiciosos e temos planos para ir a muitos países diferentes - países onde já estamos representados e países onde ainda não estamos. Por isso, penso que depende em grande medida da forma como continuarmos a crescer. O flag football é fundamental para esse crescimento. Enquanto o desporto está a crescer através da juventude e o flag football será também um desporto olímpico em 2028, conhecemos os países que obviamente já estão interessados no flag football. Mas muitos países que têm bons programas para jovens também podem ser interessantes - por exemplo, a Austrália, a França e a Itália, que têm óptimas condições devido às suas infra-estruturas. Os mercados do Médio Oriente também são relevantes".

E quanto à ideia de um jogo da NFL em Viena? "Viena deve ser definitivamente considerada. É uma das cidades mais importantes da região DACH", diz Mehta, dando aos adeptos de futebol austríacos a esperança de um toque de NFL no vermelho-branco-vermelho.

A única questão que permanece é se a cidade de Viena está interessada em receber um jogo internacional da NFL. Ainda se pode sonhar.