Futebol Americano: A cor verde provoca polémica no primeiro jogo no Brasil

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Futebol Americano: A cor verde provoca polémica no primeiro jogo no Brasil

Josh Jacobs chega ao Brasil com calafrios nas pernas
Josh Jacobs chega ao Brasil com calafrios nas pernasProfimedia
O Green Bay Packers e o Philadelphia Eagles jogarão o primeiro jogo da NFL no Brasil em setembro, mas devem tomar precauções consideráveis por causa das gangues em São Paulo, de acordo com o RB do Packers Josh Jacobs no Podcast Green Light do ex-profissional Chris Long.

O Packers e o Eagles defrontam-se no dia 6 de setembro no primeiro jogo da NFL em solo sul-americano. A Arena Corinthians, no Rio de Janeiro, será o palco desta batalha da NFL, mas as equipas já tiveram de estabelecer uma série de regras para os jogadores cumprirem.

Josh Jacobs, running back do Green Bay Packers, explica isso a Chris Long. A pergunta que mais entusiasma Jacobs rapidamente se transforma numa notícia alarmante. "Sabes... Disseram que nem sequer se pode usar roupa verde na parte do Brasil para onde vamos. Acho que tem algo a ver com as gangues", disse Jacobs.

"Disseram que não íamos para o Rio de Janeiro. Disseram-nos que é um daqueles sítios onde nem sequer nos deixam sair dos hotéis. Provavelmente vão mandar-nos seguir por veículos blindados... Eu disse 'mano, porque é que estamos aqui?", concluiu.

Não por causa dos gangs

No entanto, a medida cautelar sobre a proibição da cor verde não parece ter sido tomada por causa da violência das gangues em São Paulo. Um adepto brasileiro dos Egles esclarece no X que se trata do clube de futebol local, o Corinthians, e da sua rivalidade com o rival da cidade, o Palmeiras.

"Em tom de brincadeira durante o anúncio, um representante do Corinthians sugeriu que as equipas não usariam verde", disse a conta brasileira dos Egles "É de conhecimento geral que, por se tratar de um evento à parte, o Corinthians e os adeptos respeitarão o clube e os visitantes como qualquer outro evento. Também faremos questão de tratar o estádio como se fosse nossa casa."

"Para os futebolistas milionários, há definitivamente precauções extra a considerar. É sensato aconselhar os jogadores a terem cuidado e a utilizarem apenas transportes autorizados. Mas dizer aos jogadores para não usarem verde é desnecessário e as referências a gangues reforçam estereótipos que só aumentam o preconceito."

Por outro lado, o jornal Meu Timão informa que não foi pedido aos jogadores que não usassem verde por causa das gangues, mas que foram feitos pedidos específicos em relação às cores do Corinthians, atual ocupante do Neo Quimica Arena. Augusto Melo, presidente do clube corintiano, também sublinha este facto: "Um deles é predominantemente branco, por isso estamos muito felizes por também ter algo a ver com a nossa cor."

Arena Neo Quimica do Corinthians
Arena Neo Quimica do CorinthiansALEXANDRE SCHNEIDER / Getty Images South America / Getty Images via AFP

As cores do clube são o preto e o branco e, como os Eagles são a equipa da casa, que têm equipamentos brancos, foi-lhes pedido que usassem equipamentos brancos em homenagem ao Corinthians. Os Packers, por sua vez, vestirão a sua tradicional camisola verde e amarela, também em homenagem a todas as equipas verdes que visitam o Corinthians durante a época.