Futebol Americano: New England Patriots retiram o número de Brady e anunciam planos para uma estátua

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Futebol Americano: New England Patriots retiram o número de Brady e anunciam planos para uma estátua

Brady discursa durante a cerimónia de entrada para o Hall of Fame dos New England Patriots
Brady discursa durante a cerimónia de entrada para o Hall of Fame dos New England PatriotsReuters
Os New England Patriots, ao introduzirem Tom Brady no seu Hall of Fame na quarta-feira, reservaram algumas surpresas para o lendário quarterback.

O proprietário da equipa, Robert Kraft, revelou que os Patriots vão retirar o número 12 do uniforme de Brady e que estão a encomendar uma estátua de bronze de Brady com mais de 3 metros de altura que será instalada durante a época de 2024.

"(A estátua) ficará sozinha na praça fora do Hall of Fame para simbolizar a sua posição, não como o maior da história do franchise, mas como o maior de toda a história da NFL", disse Kraft.

A cerimónia atraiu uma multidão de 60.000 pessoas ao estádio dos Patriots em Foxborough. As três horas de festividades incluíram a presença de dezenas de antigos companheiros de equipa de Brady e do ex-treinador dos Patriots, Bill Belichick. Foi a primeira vez que Belichick regressou a Foxborough desde que se demitiu no final da época passada.

Brady agradeceu a todos, dizendo: "Estou eternamente grato. Eu sou Tom Brady. E sou um Patriot".

Sobre Belichick, acrescentou: "Não fui eu. Não foste tu. Fomos nós... Deixem-me deixar isto bem claro: não há nenhum treinador no mundo para quem eu preferisse jogar do que Bill Belichick".

Brady, sob a orientação de Belichick, passou 20 anos nos Patriots, levando a equipa a seis campeonatos da Super Bowl. Mais tarde, conquistou outro título com os Tampa Bay Buccaneers.

Belichick, saudado pelos adeptos dos Patriots, disse a Brady: "Obrigado por tudo o que fizeste por nós. Obrigado por tudo o que fizeste por mim. E obrigado pelo exemplo e pelo lema que tens sido para todos nós, diariamente, durante 20 anos. Parabéns".

Um dos principais rivais de Brady, Peyton Manning, também esteve presente e conversou com Brady ao lado do apresentador da cerimónia, Mike Tirico.

Manning disse: "Sabíamos que, quando jogávamos contra uma equipa de Tom Brady, era melhor estarmos no nosso melhor, porque, se não estivéssemos, Tom Brady ia vencer-nos sempre."

Brady acrescentou: "Penso que nunca poderia ter sido o tipo de jogador que fui sem ter alguém como Peyton a quem aspirar. E eu via-o como o padrão de ouro do jogo de quarterback, e ainda o vejo. Não há ninguém como Peyton Manning neste momento".

Brady, 46 anos, foi três vezes o Jogador Mais Valioso da NFL e detém os recordes da liga de passes completos (7.753), tentativas de passe (12.050), jardas de passe (89.214) e passes para touchdown (649).