Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Futebol Americano: Tua Tagovailoa considera o fim da carreira aos 26 anos

Tua Tagovailoa ao serviço dos Dolphins
Tua Tagovailoa ao serviço dos DolphinsCredit: ČTK / AP / Doug Murray
Depois de sofrer a sua terceira concussão em três anos, Tua Tagovailoa enfrenta um futuro incerto.

Mais uma vez, Tua Tagovailoa estava deitado no chão, gravemente ferido, mais uma vez com cãibras nos dedos, e mais uma vez os seus companheiros de equipa correram a pedir ajuda. A ajuda era extremamente necessária. Pela terceira vez em três anos, o quarterback dos Miami Dolphins sofreu uma concussão em campo e vários especialistas recomendaram que o jogador de 26 anos se retirasse do futebol americano.

"Odeio dizer isso. Mas as suas concussões estão a piorar e ele é um jovem com toda a vida pela frente", escreveu o antigo profissional da NFL e atual apresentador de televisão Shannon Sharpe no X. "Ele precisa de pensar seriamente em desistir." Antonio Pierce, treinador principal dos Las Vegas Raiders, vê a situação da mesma forma: "Vou ser honesto, aconselhava-o a desistir. Não vale a pena". As imagens do incidente foram "assustadoras" .

Aconteceu no Thursday Night Game contra os Buffalo Bills (10-31). O até então dececionante Tagovailoa correu com a bola em direção à end zone no quarto down, no final do terceiro período, bateu com a cabeça no braço de Damar Hamlin e deitou-se indefeso no relvado. Depois de minutos de tratamento, Tagovailoa conseguiu caminhar até ao balneário com os próprios pés - pelo menos. No passado, a situação era diferente.

O havaiano foi (oficialmente) atingido duas vezes na temporada 2022/23, batendo a parte de trás da cabeça no chão nos jogos contra o Cincinnati Bengals e o Green Bay Packers. Mas mesmo antes da primeira pancada, Tagovailoa já tinha visivelmente problemas de coordenação no duelo com os Bills, e o facto de lhe ter sido permitido continuar após tratamento causou muitas críticas na altura. Ele já pode estar sofrendo com sua quarta lesão na cabeça.

Então, será que ele prefere parar? Tagovailoa fez essa pergunta a si mesmo no ano passado. "Pensei nisso durante algum tempo. Sentei-me com a minha família", disse a estrela da NFL em abril de 2023. Mas ele apenas adora futebol, "se não fosse por isso, já teria desistido há muito tempo".

Entretanto, a antiga estrela da NFL, J.J. Watt, criticou a "dualidade de critérios" no debate em curso: "Toda a gente quer ver gladiadores modernos, mas ninguém quer assumir a culpa que vem com eles".