Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Jim Harbaugh regressa à NFL como novo treinador principal dos Los Angeles Chargers

Harbaugh teve sucesso como treinador de Michigan
Harbaugh teve sucesso como treinador de Michigan Reuters
Jim Harbaugh foi nomeado treinador principal dos Los Angeles Chargers, regressando à NFL depois de ter conduzido o Michigan ao campeonato nacional de futebol universitário no início deste mês.

"Jim Harbaugh é a personificação do futebol americano", afirmou Dean Spanos, proprietário e presidente dos Chargers, num anúncio feito pelo próprio clube. "E não consigo pensar em ninguém melhor para liderar os Chargers", acrescentou.

"O filho de um treinador, irmão de um treinador e pai de um treinador que foi treinado por nomes como (Bo) Schembechler e (Mike) Ditka, nas últimas duas décadas Jim levou centenas de homens ao sucesso em todos os lugares por onde passou - como seu treinador. E hoje, Jim Harbaugh regressa aos Chargers, desta vez como nosso treinador. Quem é melhor do que nós?", pode ler-se.

Harbaugh aposentou-se da NFL como quarterback suplente da franquia Chargers e logo depois embarcou numa carreira de técnico, que incluiu muitas vitórias, começando em San Diego.

"Não se constrói um currículo como o de Jim por acidente, e não se faz isso sozinho. É preciso uma equipa", disse o presidente de operações futebolísticas, John Spanos.

"E ninguém construiu uma equipa com mais sucesso, e repetidamente, na história recente do que Jim Harbaugh", acrescentou.

Na nona temporada na sua alma mater, Harbaugh levou os Wolverines ao campeonato nacional, a primeira vez que a escola ganhou um título desde 1997.

Os Chargers, que tiveram 5-12 derrotas esta época, despediram o treinador Brandon Staley e o diretor-geral Tom Telesco no mês passado, após uma derrota por 63-21 contra os Las Vegas Raiders. Staley passou três temporadas no Los Angeles, terminando com uma marca de 24-24.

Harbaugh, 60 anos, deixa Michigan com um registo de 89-25, incluindo oito presenças em taças. Antes da sua passagem pelos Wolverines, foi o treinador principal dos San Francisco 49ers de 2011 a 14 e conduziu-os à Super Bowl após a época de 2012. Separou-se dos 49ers após a campanha de 2014, com uma campanha de 44-19-1 em quatro épocas.

A carreira de Harbaugh como treinador começou em 2004, na Universidade de San Diego, onde conduziu os Toreros a um registo de 29-6 durante as suas três épocas. Também passou quatro épocas como treinador principal de Stanford (2007-10) e levou os Cardinal a duas presenças em taças e a um registo de 29-21.