Jogos Olímpicos LA-2028: Jogadores da NFL interessados em participar no flag football
A inclusão do flag football no programa olímpico de 2028, juntamente com o críquete, o lacrosse, o squash e o basebol/softbol, foi aprovada pelo Comité Olímpico Internacional no outono passado. Ao contrário do futebol americano tradicional, os jogadores desta variante não colocam o adversário com a bola no chão, mas puxam para baixo uma das duas bandeiras que pendem da sua cintura.
"O entusiasmo dos nossos jogadores pelo flag football em 2028 é enorme. Provavelmente influenciado pelos recentes Jogos Olímpicos de Paris", disse o vice-presidente da NFL, Jeff Miller, numa reunião com os jornalistas na segunda-feira. "Muitos jogadores expressaram muito interesse em jogar nos Jogos Olímpicos e representar o seu país, o que foi muito notável de ver e ouvir".
A NFL iniciou assim conversações com a NFLPA, a associação de jogadores, com quem deverá chegar a um acordo sobre a eventual participação das estrelas da liga sob cinco anéis. "O desejo é que os jogadores que queiram representar o seu país nos Jogos Olímpicos tenham essa oportunidade", disse Miller.
O início da participação das estrelas da NFL nos Jogos Olímpicos também é viável porque, tal como acontece com o basquetebol da NBA, a data dos Jogos Olímpicos não interfere com a época da liga. Um problema organizacional maior seria a potencial participação olímpica dos jogadores de basebol da MLB, uma vez que teria de ser suspensa - tal como os Jogos de inverno de hóquei da NHL - por causa dos Jogos Olímpicos.