Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NFL: A incrível história de Brock Purdy, o sr. Irrelevante que está no topo da hierarquia

Brock Purdy em ação pelos 49ers
Brock Purdy em ação pelos 49ersProfimedia
"De pior ao primeiro" é um cliché muito usado no mundo do desporto. O quarterback do San Francisco 49ers, Brock Purdy, pode ser a personificação desta afirmação se ganhar a Super Bowl em fevereiro.

Esta época da NFL pode muito bem acabar por ser uma clássica história americana de bem-estar. A história do underdog que, contra todas as probabilidades, luta para alcançar o sucesso e acaba por dominar o mundo. O próximo capítulo dessa saga poderia muito bem acabar por ser sobre Brock Purdy, quarterback dos San Francisco 49ers.

Purdy, de 23 anos, é a história de um quarterback esquecido que pode vir a erguer o Troféu Vince Lombardi em fevereiro, sinal de ter ganho a Super Bowl. O caminho para lá chegar tem sido acidentado e cheio de obstáculos.

No liceu, Purdy jogou na sexta melhor liga do estado do Arizona, e apesar de um registo de 27 vitórias e 13 derrotas na Perry High School, não se previa que Purdy tivesse uma carreira muito ilustre. Com 185 cm e 92 kg, foi classificado como três de cinco estrelas por vários olheiros americanos antes de se comprometer com a Universidade Estadual de Iowa.

Os Cyclones, a alcunha de Iowa, não são uma das melhores universidades.

No entanto, Purdy começou por ser a terceira escolha geral da equipa em 2018, antes de as lesões e uma quebra de forma o fazerem subir na hierarquia. Terminou a sua época de caloiro como titular em oito jogos da época regular. Seis deles foram vitórias.

Depois disso, Brock Purdy não olhou para trás.

Até 2021, Purdy foi o quarterback titular do Iowa State, tendo sido nomeado por duas vezes para a Equipa do Ano da Conferência Big 12, uma das melhores conferências do futebol universitário. Foi titular num total de 46 jogos para os Cyclones, tendo vencido 29 deles.

Depois da faculdade, Purdy entrou no draft da NFL, marcado por um leque historicamente escasso na posição de quarterback. Apenas um foi selecionado nas duas primeiras rondas e, no total, apenas nove foram seleccionados entre 32 equipas.

Com a última escolha do draft, Purdy foi selecionado pelos San Francisco 49ers, o que lhe valeu a alcunha pouco lisonjeira de Mr Irrelevant (senhor Irrelevante).

Antes do draft, todos os jogadores que são seleccionados são analisados de dentro para fora. Tudo é escrutinado e cada equipa da NFL tem vários olheiros que apresentam os seus relatórios sobre todos os jogadores para que os proprietários possam fazer as escolhas mais informadas.

Muitas vezes, estas análises baseiam-se no The Scouting Combine. Um campo de treinos onde os jogadores podem mostrar-se aos olheiros e a outros intervenientes na comunidade futebolística.

O The Athletic obteve um relatório sobre Purdy. O relatório não foi muito bem recebido. Sob o título "Sem interesse", o olheiro analisou as capacidades de Purdy da seguinte forma.

"Não fez um bom teste no Combine. Capacidade atlética limitada, lançou a bola bem", disse o olheiro anónimo.

Além disso, a falta de tamanho físico de Purdy, incluindo a sua mão pequena, que lhe causaria problemas na NFL.

"Braço limitado, tanto em termos de força quanto de repertório de arremesso", dizia o relatório.

Do lado positivo, Purdy foi elogiado por ser altamente experiente, como evidenciado por seus 46 jogos como titular, e por ser maduro na abordagem ao jogo. Por último, mas não menos importante, Purdy também foi elogiado pela sua capacidade de ler a defesa. Esta última viria a revelar-se importante mais tarde.

Na sua época de estreia na NFL, Purdy não tinha grandes expectativas. Estava previsto ser o terceiro na hierarquia em San Francisco, atrás de Trey Lance e Jimmy Garoppolo.

Os 49ers tinham escolhido Lance em terceiro lugar no ano anterior e este rapidamente conquistou o lugar de titular a Garoppolo, que se debatia com lesões e uma forma em declínio. Garoppolo já havia sido apontado como uma grande estrela e era um jogador que tinha muitas expectativas sobre seus ombros.

Tal como nos seus tempos de faculdade, Purdy subiu na hierarquia muito rapidamente no primeiro ano na liga.

Com Lance e Garoppolo lesionados, em dezembro, Purdy foi nomeado titular dos 49ers e levou-os até à final da NFC, onde acabou por sofrer uma grave lesão no cotovelo.

Antes da temporada atual, Purdy foi nomeado titular e é o favorito para se tornar o Jogador Mais Valioso da liga. Por outras palavras, não estava escrito nas estrelas que Purdy se iria estabelecer na NFL, mas o impacto que teve é enorme.

Se é o próprio Purdy, o sistema de jogo dos 49ers ou outra coisa qualquer, é frequentemente debatido por especialistas e adeptos.

Parte dessa discussão é que, com ou sem Brock Purdy, San Francisco seria um candidato. Há uma abundância de talento na equipa - tanto a nível ofensivo como defensivo.

Purdy, como mencionado, não é um jogador fisicamente grande. Na maior parte dos casos, terá de olhar por cima de jogadores 10-15 cm mais altos do que ele só para ver de onde vêm os adversários ou para encontrar os seus receptores.

Ainda não é a força do braço de Purdy que é a sua reivindicação à fama, embora ela tenha melhorado. É a sua visão de futuro. A sua capacidade de ler o que a defesa está a fazer, apesar da sua falta de estatura física, e a sua capacidade de tomar a decisão certa em quase todos os downs.

Purdy analisa as opções dos receivers de acordo com a jogada que lhe foi indicada pelo coordenador ofensivo e raramente atira bolas para fora em pânico se não houver jogadores abertos.

A capacidade de se manter calmo e de manter os olhos no campo, combinada com a sua capacidade de escapar à pressão, faz com que Purdy seja um projeto a longo prazo, provavelmente fora da Bay Area.

Os 49ers e Purdy também são ajudados por terem um running back como Christian McCaffrey na equipa.

Nesta altura da época, McCaffrey, de 27 anos, já correu mais vezes e para mais jardas do que em qualquer outra época. Ter uma arma tão competente no campo de defesa significa que Purdy não tem de desperdiçar vitórias como outras equipas da liga.

Brock Purdy nem sequer está entre os 20 melhores quarterbacks com mais tentativas de passe. No entanto, ele é o mais preciso entre os quarterbacks que começaram mais de três jogos nesta temporada.

O San Francisco é atualmente a única equipa a qualificar-se para os play-offs, pelo que Purdy terá outra oportunidade de chegar à Super Bowl. Se os 49ers ganharem com Purdy ao leme, Purdy será o primeiro Sr. Irrelevante que não é um kicker a dizer-se campeão da Super Bowl.

O primeiro Sr. Irrelevante foi Ryan Succop, que, juntamente com o Tampa Bay Buccaneers, ganhou o Super Bowl em 2020.